Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62934
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | OLIVEIRA, Débora Priscila Lima de | - |
dc.contributor.author | MELO, Rubens Vinícius Lucindo de | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-09T12:57:29Z | - |
dc.date.available | 2025-05-09T12:57:29Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-18 | - |
dc.date.submitted | 2025-05-07 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Rubens Vinícius Lucindo de. Esportes alternativos como estratégia didática para educação física escolar : uma revisão da literatura. 2025. 18 p. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62934 | - |
dc.description.abstract | A incorporação de esportes alternativos nas aulas de Educação Física é uma estratégia que enriquece o currículo escolar e promove uma educação mais inclusiva e diversificada. Este estudo evidencia que, ao explorar modalidades menos convencionais, os educadores podem ampliar o repertório de práticas corporais dos alunos, garantindo que todos se sintam motivados e incluídos, independentemente de suas habilidades físicas. Os esportes alternativos destacam-se por promover cooperação, criatividade e respeito à diversidade, fundamentais para a formação integral dos estudantes. No entanto, sua implementação enfrenta desafios, como resistência à mudança, falta de recursos e a necessidade de capacitação de professores. Superar esses obstáculos exige uma abordagem colaborativa, envolvendo comunicação clara sobre os benefícios e investimento na formação dos profissionais. Assim, a integração estratégica de esportes alternativos, adaptada ao contexto escolar, cria um ambiente de aprendizagem dinâmico que contribui significativamente para o desenvolvimento integral dos alunos. | pt_BR |
dc.format.extent | 18p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Cooperação | pt_BR |
dc.subject | Diversidade | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.subject | Esportes Alternativos | pt_BR |
dc.subject | Formação Integral | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.title | Esportes alternativos como estratégia didática para educação física escolar : uma revisão da literatura | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6970311957607139 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The incorporation of alternative sports in Physical Education classes is a strategy that enriches the school curriculum and promotes a more inclusive and diverse education. This study highlights that by exploring less conventional modalities, educators can expand students' repertoire of bodily practices, ensuring that everyone feels motivated and included, regardless of their physical abilities. Alternative sports stand out for promoting cooperation, creativity, and respect for diversity, which are essential for the integral development of students. However, their implementation faces challenges such as resistance to change, lack of resources, and the need for teacher training. Overcoming these obstacles requires a collaborative approach, involving clear communication about the benefits and investment in professional development. Thus, the strategic integration of alternative sports, tailored to the school context, creates a dynamic learning environment that significantly contributes to the comprehensive development of students. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_FINAL__assinado_assinado.pdf | 342,4 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons