Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62934
Share on
Title: | Esportes alternativos como estratégia didática para educação física escolar : uma revisão da literatura |
Authors: | MELO, Rubens Vinícius Lucindo de |
Keywords: | Cooperação; Diversidade; Educação Física; Esportes Alternativos; Formação Integral; Inclusão |
Issue Date: | 18-Oct-2024 |
Citation: | MELO, Rubens Vinícius Lucindo de. Esportes alternativos como estratégia didática para educação física escolar : uma revisão da literatura. 2025. 18 p. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | A incorporação de esportes alternativos nas aulas de Educação Física é uma estratégia que enriquece o currículo escolar e promove uma educação mais inclusiva e diversificada. Este estudo evidencia que, ao explorar modalidades menos convencionais, os educadores podem ampliar o repertório de práticas corporais dos alunos, garantindo que todos se sintam motivados e incluídos, independentemente de suas habilidades físicas. Os esportes alternativos destacam-se por promover cooperação, criatividade e respeito à diversidade, fundamentais para a formação integral dos estudantes. No entanto, sua implementação enfrenta desafios, como resistência à mudança, falta de recursos e a necessidade de capacitação de professores. Superar esses obstáculos exige uma abordagem colaborativa, envolvendo comunicação clara sobre os benefícios e investimento na formação dos profissionais. Assim, a integração estratégica de esportes alternativos, adaptada ao contexto escolar, cria um ambiente de aprendizagem dinâmico que contribui significativamente para o desenvolvimento integral dos alunos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62934 |
Appears in Collections: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_FINAL__assinado_assinado.pdf | 342,4 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License