Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62934

Compartilhe esta página

Título: Esportes alternativos como estratégia didática para educação física escolar : uma revisão da literatura
Autor(es): MELO, Rubens Vinícius Lucindo de
Palavras-chave: Cooperação; Diversidade; Educação Física; Esportes Alternativos; Formação Integral; Inclusão
Data do documento: 18-Out-2024
Citação: MELO, Rubens Vinícius Lucindo de. Esportes alternativos como estratégia didática para educação física escolar : uma revisão da literatura. 2025. 18 p. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A incorporação de esportes alternativos nas aulas de Educação Física é uma estratégia que enriquece o currículo escolar e promove uma educação mais inclusiva e diversificada. Este estudo evidencia que, ao explorar modalidades menos convencionais, os educadores podem ampliar o repertório de práticas corporais dos alunos, garantindo que todos se sintam motivados e incluídos, independentemente de suas habilidades físicas. Os esportes alternativos destacam-se por promover cooperação, criatividade e respeito à diversidade, fundamentais para a formação integral dos estudantes. No entanto, sua implementação enfrenta desafios, como resistência à mudança, falta de recursos e a necessidade de capacitação de professores. Superar esses obstáculos exige uma abordagem colaborativa, envolvendo comunicação clara sobre os benefícios e investimento na formação dos profissionais. Assim, a integração estratégica de esportes alternativos, adaptada ao contexto escolar, cria um ambiente de aprendizagem dinâmico que contribui significativamente para o desenvolvimento integral dos alunos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62934
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_FINAL__assinado_assinado.pdf342,4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons