Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62919

Compartilhe esta página

Título: O ensino do conceito de função em livros didáticos dos anos finais: uma análise baseada em representações semióticas e analogias didáticas.
Autor(es): SALES, Rayane Silva
Palavras-chave: Conceito de funções; Registros de representação semiótica; Analogias; Livros didáticos
Data do documento: 1-Abr-2025
Citação: Sales, Rayane Silva.O ensino do conceito de função em livros didáticos dos Anos Finais: uma análise baseada em representações semióticas e analogias didáticas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru ,2025.
Abstract: A presente pesquisa tem como objetivo analisar a abordagem do conceito de função nos livros didáticos, investigando os principais registros de representação semiótica utilizados e as analogias didáticas apresentadas para compreensão, considerando a obra aprovada pelo (PNLD) 2024 e usada na rede municipal de Lajedo - PE nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Diante disto, o trabalho foi fundamentado a partir de duas teorias: Teoria de Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval (2011), e a Teoria do Mapeamento Estrutural de Analogias de Dedre Gentner (1983) e aprimorada por Alexandre Ferry (2016). Quanto à natureza da pesquisa, ela apresenta uma abordagem qualitativa, com o método de pesquisa documental. Neste sentido, a pesquisa identificou trechos, imagens, questões que estavam relacionadas direto e indiretamente ao conceito de função e ao mesmo tempo vinculadas às nossas duas teorias, as duas simultaneamente ou separadamente. Dessa forma, foi constatada uma grande escassez da abordagem analógica no conteúdo dos livros didáticos, no total foram encontrados apenas cinco trechos que tinham analogias em seu contexto. Em contrapartida, o que foi mais visto foram os registros de representações semióticas, nos trechos e em muitas questões, enfatizando contextos diretos e de resolução mecânica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62919
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC SALES 2025 Versão final (1) - Documentos Google.pdf3,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons