Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62919

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMENEZES, Marcus Bessa de-
dc.contributor.authorSALES, Rayane Silva-
dc.date.accessioned2025-05-09T11:53:03Z-
dc.date.available2025-05-09T11:53:03Z-
dc.date.issued2025-04-01-
dc.date.submitted2025-04-26-
dc.identifier.citationSales, Rayane Silva.O ensino do conceito de função em livros didáticos dos Anos Finais: uma análise baseada em representações semióticas e analogias didáticas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru ,2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62919-
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo analisar a abordagem do conceito de função nos livros didáticos, investigando os principais registros de representação semiótica utilizados e as analogias didáticas apresentadas para compreensão, considerando a obra aprovada pelo (PNLD) 2024 e usada na rede municipal de Lajedo - PE nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Diante disto, o trabalho foi fundamentado a partir de duas teorias: Teoria de Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval (2011), e a Teoria do Mapeamento Estrutural de Analogias de Dedre Gentner (1983) e aprimorada por Alexandre Ferry (2016). Quanto à natureza da pesquisa, ela apresenta uma abordagem qualitativa, com o método de pesquisa documental. Neste sentido, a pesquisa identificou trechos, imagens, questões que estavam relacionadas direto e indiretamente ao conceito de função e ao mesmo tempo vinculadas às nossas duas teorias, as duas simultaneamente ou separadamente. Dessa forma, foi constatada uma grande escassez da abordagem analógica no conteúdo dos livros didáticos, no total foram encontrados apenas cinco trechos que tinham analogias em seu contexto. Em contrapartida, o que foi mais visto foram os registros de representações semióticas, nos trechos e em muitas questões, enfatizando contextos diretos e de resolução mecânica.pt_BR
dc.format.extent85p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectConceito de funçõespt_BR
dc.subjectRegistros de representação semióticapt_BR
dc.subjectAnalogiaspt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.titleO ensino do conceito de função em livros didáticos dos anos finais: uma análise baseada em representações semióticas e analogias didáticas.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coMUSTAPHA, Rachidi-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2665953205779965pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7719250848803909pt_BR
dc.description.abstractxThe present research aims to analyze the approach to the concept of function in textbooks, investigating the main records of semiotic representation used and the didactic analogies presented for understanding, considering the work approved by (PNLD) 2024 and used in the municipal network of Lajedo - PE in the Final Years of Elementary School. Given this, the work was based on two theories: Theory of Semiotic Representation Records by Raymond Duval (2011), and the Theory of Structural Mapping of Analogies by Dedre Gentner (1983) and improved by Alexandre Ferry (2016). Regarding the nature of the research, it presents a qualitative approach, with the documentary research method. In this sense, the research identified excerpts, images, and questions that were directly and indirectly related to the concept of function and at the same time linked to our two theories, both simultaneously or separately. Thus, a great scarcity of the analogical approach was found in the content of the textbooks; in total, only five excerpts that had analogies in their context were found. On the other hand, what was seen most were the records of semiotic representations, in the excerpts and in many questions, emphasizing direct contexts and mechanical resolution.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationCAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/4837352652734517pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC SALES 2025 Versão final (1) - Documentos Google.pdf3,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons