Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62910

Comparte esta pagina

Título : Concepções do conceito de volume: um estudo sobre as percepções dos licenciandos de matemática.
Autor : Souza, Arthur Cristopher de
Palabras clave : Volume; Geometria; Teoria dos Campos Conceituais; Formação de Professores; Ensino Superior
Fecha de publicación : 9-abr-2025
Citación : SOUZA, Arthur Cristopher de. Concepções do conceito de volume: um estudo sobre as percepções dos licenciandos de matemática. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Resumen : O presente trabalho apresenta como objetivo geral analisar as estratégias mobilizadas por estudantes cursistas de uma disciplina da licenciatura em Matemática ao responderem problemas sobre diferentes conceitos relacionados a volume. Logo, buscamos realizar o desenvolvimento de um questionário para identificar os conhecimentos prévios dos estudantes e a análise das respostas obtidas. Para fundamentar a discussão, foram abordados os tópicos “Teoria dos Campos Conceituais” de Gérard Vergnaud e “Volume como Conceito” no referencial teórico. Esta pesquisa se classifica como uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, a qual contou com os momentos de aplicação do questionário e a análise dos dados obtidos a partir do questionário aplicado. A aplicação do questionário aconteceu em uma turma do curso de licenciatura em Matemática composta por licenciandos em Matemática e estudantes dos cursos de Engenharia Civil e de Produção. Para a análise dos resultados, as respostas obtidas foram divididas em quatro categorias determinadas por critérios a serem correspondidos pelas respostas. A análise das respostas obtidas foi realizada sob a ótica da Teoria dos Campos Conceituais, de forma a identificar elementos da mesma que estejam relacionados com os dados obtidos. Os resultados obtidos demonstraram uma maior quantidade de acertos plenos em quatro das cinco questões presentes no questionário, apresentando assim um bom indicativo a respeito das concepções pertencentes aos participantes.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62910
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Arthur Cristopher de Souza.pdf2 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons