Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62910

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSousa, Edson Carlos Sobral de-
dc.contributor.authorSouza, Arthur Cristopher de-
dc.date.accessioned2025-05-09T00:27:48Z-
dc.date.available2025-05-09T00:27:48Z-
dc.date.issued2025-04-09-
dc.date.submitted2025-05-07-
dc.identifier.citationSOUZA, Arthur Cristopher de. Concepções do conceito de volume: um estudo sobre as percepções dos licenciandos de matemática. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62910-
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta como objetivo geral analisar as estratégias mobilizadas por estudantes cursistas de uma disciplina da licenciatura em Matemática ao responderem problemas sobre diferentes conceitos relacionados a volume. Logo, buscamos realizar o desenvolvimento de um questionário para identificar os conhecimentos prévios dos estudantes e a análise das respostas obtidas. Para fundamentar a discussão, foram abordados os tópicos “Teoria dos Campos Conceituais” de Gérard Vergnaud e “Volume como Conceito” no referencial teórico. Esta pesquisa se classifica como uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, a qual contou com os momentos de aplicação do questionário e a análise dos dados obtidos a partir do questionário aplicado. A aplicação do questionário aconteceu em uma turma do curso de licenciatura em Matemática composta por licenciandos em Matemática e estudantes dos cursos de Engenharia Civil e de Produção. Para a análise dos resultados, as respostas obtidas foram divididas em quatro categorias determinadas por critérios a serem correspondidos pelas respostas. A análise das respostas obtidas foi realizada sob a ótica da Teoria dos Campos Conceituais, de forma a identificar elementos da mesma que estejam relacionados com os dados obtidos. Os resultados obtidos demonstraram uma maior quantidade de acertos plenos em quatro das cinco questões presentes no questionário, apresentando assim um bom indicativo a respeito das concepções pertencentes aos participantes.pt_BR
dc.format.extent43 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectVolumept_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectTeoria dos Campos Conceituaispt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.titleConcepções do conceito de volume: um estudo sobre as percepções dos licenciandos de matemática.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9322804225633973pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6271207607252360pt_BR
dc.description.abstractxThe general objective of this study is to analyze the strategies used by undergraduate students in a Mathematics course when answering problems about different concepts related to volume. Therefore, we sought to develop a questionnaire to identify the students' prior knowledge and analyze the answers obtained. To support the discussion, the topics “Theory of Conceptual Fields” by Gérard Vergnaud and “Volume as a Concept” were addressed in the theoretical framework. This research is classified as a qualitative research, of an exploratory nature, which included the moments of application of the questionnaire and the analysis of the data obtained from the questionnaire applied. The questionnaire was applied to a class of the undergraduate Mathematics course composed of undergraduate Mathematics students and students of the Civil and Production Engineering courses. To analyze the results, the answers obtained were divided into four categories determined by criteria to be matched by the answers. The analysis of the answers obtained was carried out from the perspective of the Theory of Conceptual Fields, in order to identify elements of it that are related to the data obtained. The results obtained demonstrated a greater number of correct answers in four of the five questions present in the questionnaire, thus presenting a good indication regarding the conceptions belonging to the participants.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Arthur Cristopher de Souza.pdf2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons