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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62907
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Title: | Pensamento computacional na formação inicial de professores de matemática: uma discussão com licenciandos em matemática. |
Authors: | SOUSA, José Carlos de Melo |
Keywords: | Educação matemática; Resolução de problemas; Computação na educação; Tecnologias digitais; Formação de professores |
Issue Date: | 1-Apr-2025 |
Citation: | SOUSA, José Carlos de Melo. Pensamento computacional na formação inicial de professores de matemática: uma discussão com licenciandos em matemática. 2025. 58 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática - Licenciatura, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. |
Abstract: | O objetivo geral deste estudo é analisar as compreensões dos estudantes de licenciatura em matemática sobre o pensamento computacional e sua relevância na formação inicial de professores, devido a relevância do tema para o desenvolvimento do pensamento matemático na Educação Básica. Além disso, esse tema está presente em diversos currículos e documentos norteadores como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sendo assim, uma habilidade que os professores devem apresentar para seus estudantes na Educação Básica. Para atingir o objetivo geral buscamos, inicialmente, analisar o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pernambuco, Campus Agreste, a fim de compreender como o pensamento computacional está inserido na estrutura curricular. Além disso, investigamos o nível de familiaridade e compreensão dos estudantes em relação a esse conceito, identificando algumas lacunas. Além disso, a pesquisa traz uma revisão bibliográfica acerca do pensamento computacional, explorando como esses conceitos são apresentados na BNCC e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores. Para esse estudo, de cunho qualitativo, o método consistiu na coleta de dados por meio de um formulário do Google, juntamente com o desenvolvimento de um plano de aula feito por 5 estudantes. Os resultados indicam que há um desencontro entre o que é proposto pelos documentos norteadores e o PPC em estudo e as compreensões apresentadas pelos estudantes, nas quais foram observadas dificuldades na aplicação de metodologias para o ensino e integração do pensamento computacional com o pensamento matemático. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62907 |
Appears in Collections: | TCC - Matemática - Licenciatura |
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