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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62907

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Título: Pensamento computacional na formação inicial de professores de matemática: uma discussão com licenciandos em matemática.
Autor(es): SOUSA, José Carlos de Melo
Palavras-chave: Educação matemática; Resolução de problemas; Computação na educação; Tecnologias digitais; Formação de professores
Data do documento: 1-Abr-2025
Citação: SOUSA, José Carlos de Melo. Pensamento computacional na formação inicial de professores de matemática: uma discussão com licenciandos em matemática. 2025. 58 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática - Licenciatura, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: O objetivo geral deste estudo é analisar as compreensões dos estudantes de licenciatura em matemática sobre o pensamento computacional e sua relevância na formação inicial de professores, devido a relevância do tema para o desenvolvimento do pensamento matemático na Educação Básica. Além disso, esse tema está presente em diversos currículos e documentos norteadores como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sendo assim, uma habilidade que os professores devem apresentar para seus estudantes na Educação Básica. Para atingir o objetivo geral buscamos, inicialmente, analisar o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pernambuco, Campus Agreste, a fim de compreender como o pensamento computacional está inserido na estrutura curricular. Além disso, investigamos o nível de familiaridade e compreensão dos estudantes em relação a esse conceito, identificando algumas lacunas. Além disso, a pesquisa traz uma revisão bibliográfica acerca do pensamento computacional, explorando como esses conceitos são apresentados na BNCC e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores. Para esse estudo, de cunho qualitativo, o método consistiu na coleta de dados por meio de um formulário do Google, juntamente com o desenvolvimento de um plano de aula feito por 5 estudantes. Os resultados indicam que há um desencontro entre o que é proposto pelos documentos norteadores e o PPC em estudo e as compreensões apresentadas pelos estudantes, nas quais foram observadas dificuldades na aplicação de metodologias para o ensino e integração do pensamento computacional com o pensamento matemático.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62907
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

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