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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62907

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorROCHA, Cristiane de Arimatéa-
dc.contributor.authorSOUSA, José Carlos de Melo-
dc.date.accessioned2025-05-08T23:29:46Z-
dc.date.available2025-05-08T23:29:46Z-
dc.date.issued2025-04-01-
dc.date.submitted2025-04-28-
dc.identifier.citationSOUSA, José Carlos de Melo. Pensamento computacional na formação inicial de professores de matemática: uma discussão com licenciandos em matemática. 2025. 58 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática - Licenciatura, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62907-
dc.description.abstractO objetivo geral deste estudo é analisar as compreensões dos estudantes de licenciatura em matemática sobre o pensamento computacional e sua relevância na formação inicial de professores, devido a relevância do tema para o desenvolvimento do pensamento matemático na Educação Básica. Além disso, esse tema está presente em diversos currículos e documentos norteadores como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sendo assim, uma habilidade que os professores devem apresentar para seus estudantes na Educação Básica. Para atingir o objetivo geral buscamos, inicialmente, analisar o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pernambuco, Campus Agreste, a fim de compreender como o pensamento computacional está inserido na estrutura curricular. Além disso, investigamos o nível de familiaridade e compreensão dos estudantes em relação a esse conceito, identificando algumas lacunas. Além disso, a pesquisa traz uma revisão bibliográfica acerca do pensamento computacional, explorando como esses conceitos são apresentados na BNCC e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores. Para esse estudo, de cunho qualitativo, o método consistiu na coleta de dados por meio de um formulário do Google, juntamente com o desenvolvimento de um plano de aula feito por 5 estudantes. Os resultados indicam que há um desencontro entre o que é proposto pelos documentos norteadores e o PPC em estudo e as compreensões apresentadas pelos estudantes, nas quais foram observadas dificuldades na aplicação de metodologias para o ensino e integração do pensamento computacional com o pensamento matemático.pt_BR
dc.format.extent58p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectComputação na educaçãopt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titlePensamento computacional na formação inicial de professores de matemática: uma discussão com licenciandos em matemática.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttps://lattes.cnpq.br/8817258970099014pt_BR
dc.description.abstractxThe main objective of this study is to analyze the understandings of mathematics teacher education students regarding computational thinking and its relevance in initial teacher training, given the importance of the topic for the development of mathematical thinking in Basic Education. Furthermore, this topic is present in several curricula and guiding documents such as the Base Nacional Comum Curricular (BNCC), and is therefore a skill that teachers are expected to present to their students in Basic Education. To achieve the general objective, we initially sought to analyze the Pedagogical Project of the Course (PPC) of the Mathematics Teacher Education Program at the Federal University of Pernambuco, Agreste Campus, in order to understand how computational thinking is integrated into the curricular structure. In addition, we investigated the level of familiarity and understanding students have regarding this concept, identifying some gaps. This research also presents a literature review on computational thinking, exploring how these concepts are addressed in the BNCC and in the National Curriculum Guidelines for Initial Teacher Education. For this qualitative study, data were collected through a Google Form, along with the development of a lesson plan by five students. The results indicate a mismatch between what is proposed by the guiding documents and the PPC under study, and the understandings presented by the students, which revealed difficulties in applying methodologies for teaching and integrating computational thinking with mathematical thinking.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

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