Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62898
Comparte esta pagina
Título : | Mapeando questões de álgebra do ENEM de 2023: uma análise dos erros no processo de aprendizagem matemática a partir de uma revisão bibliográfica. |
Autor : | SANTOS, Rayle Maria Silva dos |
Palabras clave : | Erro; ENEM; Álgebra; Modelo de Análise Didática dos Erros (MADE); Microdados do INEP |
Fecha de publicación : | 9-abr-2025 |
Citación : | SANTOS, Rayle Maria Silva dos. Mapeando questões de álgebra do ENEM de 2023: uma análise dos erros no processo de aprendizagem matemática a partir de uma revisão bibliográfica. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. |
Resumen : | A presente pesquisa tem como objetivo principal analisar e identificar os erros nos gabaritos dos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio na edição de 2023 nas questões de Álgebra em Matemática e suas Tecnologias, de acordo com os microdados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira. Com cunho quantitativo, a pesquisa apresenta natureza exploratória com análise descritiva, além de usar os microdados como instrumento de coleta de dados, no qual a análise desses dados partiu do pressuposto de que o erro é tido como algo negativo, mostrando a visão de autores que usam o erro como uma estratégia para fins didáticos. Com isso, é possível analisar os erros dos participantes da prova e categorizá-los com base no Modelo de Análise Didática dos Erros (MADE), desenvolvido por Saturnino de la Torre, de acordo com as características que se assemelham ao que é descrito pelo autor. Além disso, os resultados obtidos a partir da análise, mostraram que os erros mais comuns nas questões de Álgebra na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2023 foram os erros de execução, caracterizados principalmente pelo erro no manuseio das informações, mas que também são consequências dos erros de entrada e na organização das informações pelo próprio participante, indicando que ainda é preciso melhorar as habilidades e competências do aluno enquanto estudante do Ensino Médio. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62898 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Rayle Maria Silva dos Santos.pdf | 1,42 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons