Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62898

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBARBOSA, Edelweis José Tavares-
dc.contributor.authorSANTOS, Rayle Maria Silva dos-
dc.date.accessioned2025-05-08T21:01:39Z-
dc.date.available2025-05-08T21:01:39Z-
dc.date.issued2025-04-09-
dc.date.submitted2025-05-08-
dc.identifier.citationSANTOS, Rayle Maria Silva dos. Mapeando questões de álgebra do ENEM de 2023: uma análise dos erros no processo de aprendizagem matemática a partir de uma revisão bibliográfica. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62898-
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo principal analisar e identificar os erros nos gabaritos dos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio na edição de 2023 nas questões de Álgebra em Matemática e suas Tecnologias, de acordo com os microdados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira. Com cunho quantitativo, a pesquisa apresenta natureza exploratória com análise descritiva, além de usar os microdados como instrumento de coleta de dados, no qual a análise desses dados partiu do pressuposto de que o erro é tido como algo negativo, mostrando a visão de autores que usam o erro como uma estratégia para fins didáticos. Com isso, é possível analisar os erros dos participantes da prova e categorizá-los com base no Modelo de Análise Didática dos Erros (MADE), desenvolvido por Saturnino de la Torre, de acordo com as características que se assemelham ao que é descrito pelo autor. Além disso, os resultados obtidos a partir da análise, mostraram que os erros mais comuns nas questões de Álgebra na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2023 foram os erros de execução, caracterizados principalmente pelo erro no manuseio das informações, mas que também são consequências dos erros de entrada e na organização das informações pelo próprio participante, indicando que ainda é preciso melhorar as habilidades e competências do aluno enquanto estudante do Ensino Médio.pt_BR
dc.format.extent69p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectErropt_BR
dc.subjectENEMpt_BR
dc.subjectÁlgebrapt_BR
dc.subjectModelo de Análise Didática dos Erros (MADE)pt_BR
dc.subjectMicrodados do INEPpt_BR
dc.titleMapeando questões de álgebra do ENEM de 2023: uma análise dos erros no processo de aprendizagem matemática a partir de uma revisão bibliográfica.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7801037640622064pt_BR
dc.description.abstractxThe main objective of this research is to analyze and identify errors in the answers of participants in the 2023 National High School Exam in the questions on Algebra in Mathematics and its Technologies, according to the microdata provided by the National Institute of Studies and Research Anísio Teixeira. With a quantitative nature, the research has an exploratory nature with descriptive analysis, in addition to using microdata as a data collection instrument, in which the analysis of these data started from the assumption that error is seen as something negative, showing the view of authors who use error as a strategy for didactic purposes. With this, it is possible to analyze the errors of the test participants and categorize them based on the Didactic Analysis of Errors Model (MADE), developed by Saturnino de la Torre, according to the characteristics that resemble what is described by the author. Furthermore, the results obtained from the analysis of competencies demonstrated that the most common errors in the Algebra questions in the 2023 National High School Exam (ENEM) were execution errors, characterized mainly by errors related to information, but which are also consequences of input errors and in the organization of information by the participant himself, determining that it is still necessary to improve the student's skills and abilities as a high school student.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Rayle Maria Silva dos Santos.pdf1,42 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons