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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62880
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Título: | O uso de situação problema como ferramenta avaliativa nas aulas de físico química do curso de licenciatura em química da UFPE. |
Autor(es): | SILVA, José Vitor Lopes Pereira da |
Palavras-chave: | Resolução de problemas; Metodologia ativa; Dificuldades em matemática; Fake news |
Data do documento: | 4-Abr-2025 |
Citação: | SILVA, Jose Vitor Lopes. O uso de situação problema como ferramenta avaliativa nas aulas de físico química do curso de licenciatura em química da UFPE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. |
Abstract: | As metodologias ativas desempenham um papel primordial no processo de ensino e aprendizagem visto que é uma alternativa às metodologias tradicionais. O foco dessa metodologia é no estudante, que passa a ser o centro do processo e o construtor do seu próprio conhecimento. Assim, a Resolução de Problemas (RP) pode permitir ao estudante desenvolver diferentes habilidades e conhecimentos reforçando a reflexão crítica e decisões estratégicas em relação à abordagem para enfrentar a questão. Além disso, a RP estimula o desenvolvimento de aspectos tanto cognitivos como estratégicos que podem variar de acordo com o tipo de problema. Objetivo central do presente trabalho foi investigar quais são as dificuldades e os recursos matemáticos utilizados pelos estudantes na resolução de um problema relacionado aos conceitos básicos de físico-química. Ademais, buscou-se compreender como as metodologias ativas, mais especificamente a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) possibilita a compreensão dos conceitos e o pensamento crítico. A Situação Problema (SP) foi respondida por 22 estudantes do sétimo período do curso de química-licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) do Campus Agreste que cursaram a disciplina de Físico-Química II. Optou-se por esse grupo visto que estes já cursaram disciplinas do ciclo básico como química geral I e II, cálculos e físico-química I, onde abordam conceitos elementares para responder à situação problema. A partir das respostas fornecidas, constatou-se que uma grande parte dos discentes tiveram dificuldades em conceitos básicos de matemática como regra de três e mudança de unidade física. Além disso, observou-se que alguns estudantes apresentaram equívocos com o balanceamento de reações químicas e a utilização de coeficientes estequiométricos necessário para o cálculo da entalpia de combustão. Adicionalmente, foi possível observar que a maioria dos estudantes conseguiram responder à pergunta central da SP que era para justificar se a informação do vídeo era Fake News, porém, eles não justificaram utilizando recursos matemáticos e científicos. Portanto, a RP mostrou-se diagnóstico de lacunas referentes ao conhecimento químico básico, porém, foi importante no que diz respeito ao desenvolvimento da reflexão crítica no processo de ensino e aprendizagem de conceitos químicos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62880 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
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