Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62880
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MELO, Ariane Carla Campos de | - |
dc.contributor.author | SILVA, José Vitor Lopes Pereira da | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-08T16:25:59Z | - |
dc.date.available | 2025-05-08T16:25:59Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-04 | - |
dc.date.submitted | 2025-05-06 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Jose Vitor Lopes. O uso de situação problema como ferramenta avaliativa nas aulas de físico química do curso de licenciatura em química da UFPE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62880 | - |
dc.description.abstract | As metodologias ativas desempenham um papel primordial no processo de ensino e aprendizagem visto que é uma alternativa às metodologias tradicionais. O foco dessa metodologia é no estudante, que passa a ser o centro do processo e o construtor do seu próprio conhecimento. Assim, a Resolução de Problemas (RP) pode permitir ao estudante desenvolver diferentes habilidades e conhecimentos reforçando a reflexão crítica e decisões estratégicas em relação à abordagem para enfrentar a questão. Além disso, a RP estimula o desenvolvimento de aspectos tanto cognitivos como estratégicos que podem variar de acordo com o tipo de problema. Objetivo central do presente trabalho foi investigar quais são as dificuldades e os recursos matemáticos utilizados pelos estudantes na resolução de um problema relacionado aos conceitos básicos de físico-química. Ademais, buscou-se compreender como as metodologias ativas, mais especificamente a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) possibilita a compreensão dos conceitos e o pensamento crítico. A Situação Problema (SP) foi respondida por 22 estudantes do sétimo período do curso de química-licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) do Campus Agreste que cursaram a disciplina de Físico-Química II. Optou-se por esse grupo visto que estes já cursaram disciplinas do ciclo básico como química geral I e II, cálculos e físico-química I, onde abordam conceitos elementares para responder à situação problema. A partir das respostas fornecidas, constatou-se que uma grande parte dos discentes tiveram dificuldades em conceitos básicos de matemática como regra de três e mudança de unidade física. Além disso, observou-se que alguns estudantes apresentaram equívocos com o balanceamento de reações químicas e a utilização de coeficientes estequiométricos necessário para o cálculo da entalpia de combustão. Adicionalmente, foi possível observar que a maioria dos estudantes conseguiram responder à pergunta central da SP que era para justificar se a informação do vídeo era Fake News, porém, eles não justificaram utilizando recursos matemáticos e científicos. Portanto, a RP mostrou-se diagnóstico de lacunas referentes ao conhecimento químico básico, porém, foi importante no que diz respeito ao desenvolvimento da reflexão crítica no processo de ensino e aprendizagem de conceitos químicos. | pt_BR |
dc.format.extent | 110p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Resolução de problemas | pt_BR |
dc.subject | Metodologia ativa | pt_BR |
dc.subject | Dificuldades em matemática | pt_BR |
dc.subject | Fake news | pt_BR |
dc.title | O uso de situação problema como ferramenta avaliativa nas aulas de físico química do curso de licenciatura em química da UFPE. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/4392135976547818 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7764204807506356 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Active methodologies play a crucial role in the teaching and learning process as an alternative to traditional methodologies. The focus of this methodology is on the student, who becomes the center of the process and the builder of their own knowledge. Thus, Problem Solving (PS) can enable students to develop different skills and knowledge, reinforcing critical reflection and strategic decision-making regarding the approach to tackling the issue. Additionally, PS stimulates the development of both cognitive and strategic aspects, which may vary depending on the type of problem. The central objective of the present study was to investigate the difficulties and mathematical resources used by students in solving a problem related to basic physico-chemistry concepts. Furthermore, it aimed to understand how active methodologies, specifically Problem-Based Learning (PBL), facilitate the comprehension of concepts and critical thinking. The Problem Situation (PS) was answered by 22 students in the seventh semester of the Chemistry Teaching Degree program at the Federal University of Pernambuco (UFPE) – Agreste Campus, who had taken the course Physical Chemistry II. This group was chosen because they had already completed basic cycle courses such as General Chemistry I and II, Calculus, and Physical Chemistry I, which cover elementary concepts necessary for solving the problem situation. From the responses provided, it was found that a large number of students had difficulties with basic mathematical concepts such as rule of three and unit conversion. Additionally, some students demonstrated misconceptions regarding reaction balancing and the use of stoichiometric coefficients necessary for calculating the combustion enthalpy. Moreover, it was observed that while most students were able to answer the central question of the PS—determining whether the information in the video was Fake News—they did not justify their responses using mathematical and scientific resources. Therefore, PS proved to be a diagnostic tool for identifying gaps in basic chemical knowledge. However, it was important in fostering critical reflection in the teaching and learning process of chemical concepts. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - José Vitor Lopes P da Silva.pdf | 1,98 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons