Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62835
Share on
Title: | Radioquiz: proposta de um jogo didático para a abordagem da Radioatividade no Ensino Médio. |
Authors: | CUNHA, Clécia de Lima |
Keywords: | Jogos didáticos; Ensino de Química; Radioatividade |
Issue Date: | 8-Apr-2025 |
Citation: | CUNHA, Clécia de Lima. RadioQuiz: proposta de um jogo didático para a abordagem da Radioatividade no Ensino Médio. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. |
Abstract: | Em um contexto em que o ensino de Química, especialmente da Radioatividade, é conduzido de maneira tradicional, com aulas expositivas, demonstrações teóricas e resolução de exercícios, os jogos didáticos podem surgir como uma alternativa para potencializar o aprendizado dos alunos, tornando o processo mais interativo e dinâmico. Diante disso, este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento e validação do jogo didático “RadioQuiz”, analisando as contribuições de um maior interesse e engajamento promovido pelo jogo na construção do conhecimento sobre Radioatividade em estudantes do Ensino Médio. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa e aplicada, sendo estruturada a partir da criação do jogo fundamentado em referenciais teóricos sobre jogos educativos. Para garantir sua adequação ao contexto educacional e validar sua eficácia, foram adotados os critérios de avaliação de jogos didáticos: Jogabilidade, Interação entre os jogadores, Dimensão de aprendizagem, Aplicação, Desafio, Limitação de espaço tempo. O “RadioQuiz” foi desenvolvido como uma alternativa para os desafios enfrentados no ensino da Radioatividade, utilizando um sistema de perguntas e respostas combinado com cartas, estimulando a participação ativa dos alunos. Os resultados da validação evidenciaram as potencialidades do jogo tanto em parâmetros lúdicos quanto educativos, demonstrando que ele pode contribuir para minimizar lacunas deixadas pelo uso de abordagens de ensino exclusivamente expositivas, promovendo maior assimilação dos conceitos e se consolidando como um recurso pedagógico complementar para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da Radioatividade no Ensino Médio. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62835 |
Appears in Collections: | TCC - Química - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Clécia de Lima Cunha.pdf | 1,26 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License