Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62835
Compartilhe esta página
Título: | Radioquiz: proposta de um jogo didático para a abordagem da Radioatividade no Ensino Médio. |
Autor(es): | CUNHA, Clécia de Lima |
Palavras-chave: | Jogos didáticos; Ensino de Química; Radioatividade |
Data do documento: | 8-Abr-2025 |
Citação: | CUNHA, Clécia de Lima. RadioQuiz: proposta de um jogo didático para a abordagem da Radioatividade no Ensino Médio. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. |
Abstract: | Em um contexto em que o ensino de Química, especialmente da Radioatividade, é conduzido de maneira tradicional, com aulas expositivas, demonstrações teóricas e resolução de exercícios, os jogos didáticos podem surgir como uma alternativa para potencializar o aprendizado dos alunos, tornando o processo mais interativo e dinâmico. Diante disso, este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento e validação do jogo didático “RadioQuiz”, analisando as contribuições de um maior interesse e engajamento promovido pelo jogo na construção do conhecimento sobre Radioatividade em estudantes do Ensino Médio. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa e aplicada, sendo estruturada a partir da criação do jogo fundamentado em referenciais teóricos sobre jogos educativos. Para garantir sua adequação ao contexto educacional e validar sua eficácia, foram adotados os critérios de avaliação de jogos didáticos: Jogabilidade, Interação entre os jogadores, Dimensão de aprendizagem, Aplicação, Desafio, Limitação de espaço tempo. O “RadioQuiz” foi desenvolvido como uma alternativa para os desafios enfrentados no ensino da Radioatividade, utilizando um sistema de perguntas e respostas combinado com cartas, estimulando a participação ativa dos alunos. Os resultados da validação evidenciaram as potencialidades do jogo tanto em parâmetros lúdicos quanto educativos, demonstrando que ele pode contribuir para minimizar lacunas deixadas pelo uso de abordagens de ensino exclusivamente expositivas, promovendo maior assimilação dos conceitos e se consolidando como um recurso pedagógico complementar para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da Radioatividade no Ensino Médio. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62835 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Clécia de Lima Cunha.pdf | 1,26 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons