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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGUIMARÃES, Ricardo Lima-
dc.contributor.authorCUNHA, Clécia de Lima-
dc.date.accessioned2025-05-07T17:56:53Z-
dc.date.available2025-05-07T17:56:53Z-
dc.date.issued2025-04-08-
dc.date.submitted2025-04-23-
dc.identifier.citationCUNHA, Clécia de Lima. RadioQuiz: proposta de um jogo didático para a abordagem da Radioatividade no Ensino Médio. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62835-
dc.description.abstractEm um contexto em que o ensino de Química, especialmente da Radioatividade, é conduzido de maneira tradicional, com aulas expositivas, demonstrações teóricas e resolução de exercícios, os jogos didáticos podem surgir como uma alternativa para potencializar o aprendizado dos alunos, tornando o processo mais interativo e dinâmico. Diante disso, este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento e validação do jogo didático “RadioQuiz”, analisando as contribuições de um maior interesse e engajamento promovido pelo jogo na construção do conhecimento sobre Radioatividade em estudantes do Ensino Médio. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa e aplicada, sendo estruturada a partir da criação do jogo fundamentado em referenciais teóricos sobre jogos educativos. Para garantir sua adequação ao contexto educacional e validar sua eficácia, foram adotados os critérios de avaliação de jogos didáticos: Jogabilidade, Interação entre os jogadores, Dimensão de aprendizagem, Aplicação, Desafio, Limitação de espaço tempo. O “RadioQuiz” foi desenvolvido como uma alternativa para os desafios enfrentados no ensino da Radioatividade, utilizando um sistema de perguntas e respostas combinado com cartas, estimulando a participação ativa dos alunos. Os resultados da validação evidenciaram as potencialidades do jogo tanto em parâmetros lúdicos quanto educativos, demonstrando que ele pode contribuir para minimizar lacunas deixadas pelo uso de abordagens de ensino exclusivamente expositivas, promovendo maior assimilação dos conceitos e se consolidando como um recurso pedagógico complementar para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da Radioatividade no Ensino Médio.pt_BR
dc.format.extent49p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectJogos didáticospt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectRadioatividadept_BR
dc.titleRadioquiz: proposta de um jogo didático para a abordagem da Radioatividade no Ensino Médio.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/9892895142769733pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8569508557507316pt_BR
dc.description.abstractxIn a context where Chemistry teaching, especially Radioactivity, is conducted in a traditional manner, with lectures, theoretical demonstrations and problem-solving, educational games can emerge as an alternative to enhance student learning, making the process more interactive and dynamic. In view of this, this work aims to develop and validate the educational game “RadioQuiz”, analyzing its contributions to the construction of knowledge about Radioactivity in High School, seeking to arouse greater interest and engagement among students. The research has a qualitative and applied approach, being structured from the creation of the game based on theoretical references about educational games. To ensure their adequacy to the educational context and validate their effectiveness, the following evaluation criteria for didactic games were adopted: Gameplay, Interaction between players, Learning dimension, Application, Challenge, Space-time limitation. “RadioQuiz” was developed as an alternative to the challenges faced in teaching Radioactivity, using a system of questions and answers combined with cards, encouraging active participation of students. The validation results highlighted the game's potential in both playful and educational parameters, demonstrating that it can contribute to minimizing gaps left by traditional methodologies, promoting greater assimilation of concepts and consolidating itself as a complementary pedagogical resource to assist in the teaching and learning process of Radioactivity in High School.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

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