Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62825
Share on
Title: | Diálogos entre a matemática e a música: um olhar interdisciplinar sob o monocórdio de Pitágoras e o ensino de frações. |
Authors: | ANDRADE, Álvaro Mikael Francisco |
Keywords: | Frações; Inteligências múltiplas; Educação matemática; Teoria musical |
Issue Date: | 16-Apr-2025 |
Citation: | ANDRADE, Álvaro Mikael Francisco. Diálogos entre a matemática e a música: um olhar interdisciplinar sob o monocórdio de Pitágoras e o ensino de frações. 2025. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura), Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. |
Abstract: | O presente trabalho apresenta trazer uma contribuição para o campo de estudo da matemática em conjunto com a música, no qual será investigado, como as frações estão envolvidas com a música e como elas podem ser utilizadas junto da teoria musical para estabelecer relações e contribuir na construção de novos significados por parte dos estudantes, para o conhecimento matemático. Este trabalho se fundamenta na Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner e de conceitos presentes na Teoria Musical. A metodologia envolveu a ministração de um conjunto de duas aulas em uma escola municipal da educação básica para apresentação de conceitos e para estabelecer relações entre os campos de conhecimento em questão, juntamente com a utilização de questionários para a coleta de dados. Os resultados dessa pesquisa apontam para o entendimento de que os alunos, a partir da abordagem da música dialogando com matemática, conseguem estabelecer relações entre o conhecimento matemático e o conhecimento musical, tornando essa prática metodológica enriquecedora para aulas de matemática na educação básica. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62825 |
Appears in Collections: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Álvaro Mikael Francisco Andrade.pdf | 1,09 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License