Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62825
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | OLIVEIRA, Naralina Viana Soares da Silva | - |
dc.contributor.author | ANDRADE, Álvaro Mikael Francisco | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-07T14:08:20Z | - |
dc.date.available | 2025-05-07T14:08:20Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-16 | - |
dc.date.submitted | 2025-05-07 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Álvaro Mikael Francisco. Diálogos entre a matemática e a música: um olhar interdisciplinar sob o monocórdio de Pitágoras e o ensino de frações. 2025. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura), Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62825 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta trazer uma contribuição para o campo de estudo da matemática em conjunto com a música, no qual será investigado, como as frações estão envolvidas com a música e como elas podem ser utilizadas junto da teoria musical para estabelecer relações e contribuir na construção de novos significados por parte dos estudantes, para o conhecimento matemático. Este trabalho se fundamenta na Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner e de conceitos presentes na Teoria Musical. A metodologia envolveu a ministração de um conjunto de duas aulas em uma escola municipal da educação básica para apresentação de conceitos e para estabelecer relações entre os campos de conhecimento em questão, juntamente com a utilização de questionários para a coleta de dados. Os resultados dessa pesquisa apontam para o entendimento de que os alunos, a partir da abordagem da música dialogando com matemática, conseguem estabelecer relações entre o conhecimento matemático e o conhecimento musical, tornando essa prática metodológica enriquecedora para aulas de matemática na educação básica. | pt_BR |
dc.format.extent | 47p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Frações | pt_BR |
dc.subject | Inteligências múltiplas | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Teoria musical | pt_BR |
dc.title | Diálogos entre a matemática e a música: um olhar interdisciplinar sob o monocórdio de Pitágoras e o ensino de frações. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/6238530904570307 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4498037849511434 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work presents a contribution to the field of study of mathematics in conjunction with music, in which it will be investigated how fractions are involved with music and how they can be used together with musical theory to establish relationships and contribute to the construction of new meanings by students, for mathematical knowledge. This work is based on Howard Gardner's Theory of Multiple Intelligences and concepts present in Music Theory. The methodology involved teaching a set of two classes in a municipal basic education school to present concepts and establish relationships between the fields of knowledge in question, together with the use of questionnaires to collect data. The results of this research point to the understanding that students, based on the approach of music in dialogue with mathematics, are able to establish relationships between mathematical knowledge and musical knowledge, making this methodological practice enriching for mathematics classes in basic education. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Álvaro Mikael Francisco Andrade.pdf | 1,09 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons