Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62758
Comparte esta pagina
Título : | AS EXPERIÊNCIAS, DESAFIOS E RESISTÊNCIAS DOS ESCOLARES LGBTQIAPN+ DURANTE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: uma revisão de literatura |
Autor : | RAMOS, Cami Wanderley |
Palabras clave : | LGBTQIAPN+; educação física; escola |
Fecha de publicación : | 31-mar-2025 |
Citación : | RAMOS, Cami Wanderley. As experiências, desafios e resistências dos escolares LGBTQIAPN+ durante as aulas de educação física: uma revisão de literatura. Trabalho de Curso (Educação Física - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025 |
Resumen : | O presente estudo tem como objetivo investigar, a partir de uma análise das identidades de gênero, sexualidade e outros conceitos pertinentes à comunidade LGBTQIAPN+, as abordagens existentes sobre as experiências desses alunos no ambiente escolar, com ênfase nas aulas de Educação Física. Para tanto, realiza-se uma revisão da literatura que abrange o período de 2010 a 2025, focando nas publicações das revistas Motrivivência e Movimento. Através da análise das pesquisas disponíveis, busca-se refletir sobre o estado atual da produção acadêmica relacionada à comunidade LGBTQIAPN+ e sua interseção com a Educação Física escolar. Os dados coletados e analisados indicam uma necessidade premente de ampliar as investigações nesse campo, a fim de fornecer uma compreensão mais aprofundada do cenário contemporâneo sobre o tema. Além disso, o estudo ressalta a importância de um ambiente escolar inclusivo que respeite e valorize as diversidades de gênero e sexualidade. A pesquisa aponta que muitos alunos LGBTQIAPN+ enfrentam obstáculos desafiadores durante suas experiências escolares, especialmente em atividades físicas, onde estereótipos e preconceitos podem ser exacerbados. Portanto, é fundamental que os educadores estejam preparados para lidar com essas questões e promover práticas pedagógicas que favoreçam a inclusão. Assim, este trabalho contribui para o debate sobre a necessidade de formação continuada para professores e para a criação de políticas educacionais que garantam um espaço seguro e acolhedor para todos os estudantes. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62758 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Cami Wanderley Ramos.pdf | 384,27 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons