Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62758
Compartilhe esta página
Título: | AS EXPERIÊNCIAS, DESAFIOS E RESISTÊNCIAS DOS ESCOLARES LGBTQIAPN+ DURANTE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: uma revisão de literatura |
Autor(es): | RAMOS, Cami Wanderley |
Palavras-chave: | LGBTQIAPN+; educação física; escola |
Data do documento: | 31-Mar-2025 |
Citação: | RAMOS, Cami Wanderley. As experiências, desafios e resistências dos escolares LGBTQIAPN+ durante as aulas de educação física: uma revisão de literatura. Trabalho de Curso (Educação Física - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025 |
Abstract: | O presente estudo tem como objetivo investigar, a partir de uma análise das identidades de gênero, sexualidade e outros conceitos pertinentes à comunidade LGBTQIAPN+, as abordagens existentes sobre as experiências desses alunos no ambiente escolar, com ênfase nas aulas de Educação Física. Para tanto, realiza-se uma revisão da literatura que abrange o período de 2010 a 2025, focando nas publicações das revistas Motrivivência e Movimento. Através da análise das pesquisas disponíveis, busca-se refletir sobre o estado atual da produção acadêmica relacionada à comunidade LGBTQIAPN+ e sua interseção com a Educação Física escolar. Os dados coletados e analisados indicam uma necessidade premente de ampliar as investigações nesse campo, a fim de fornecer uma compreensão mais aprofundada do cenário contemporâneo sobre o tema. Além disso, o estudo ressalta a importância de um ambiente escolar inclusivo que respeite e valorize as diversidades de gênero e sexualidade. A pesquisa aponta que muitos alunos LGBTQIAPN+ enfrentam obstáculos desafiadores durante suas experiências escolares, especialmente em atividades físicas, onde estereótipos e preconceitos podem ser exacerbados. Portanto, é fundamental que os educadores estejam preparados para lidar com essas questões e promover práticas pedagógicas que favoreçam a inclusão. Assim, este trabalho contribui para o debate sobre a necessidade de formação continuada para professores e para a criação de políticas educacionais que garantam um espaço seguro e acolhedor para todos os estudantes. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62758 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Cami Wanderley Ramos.pdf | 384,27 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons