Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62758

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSALDANHA, Verônica Toledo-
dc.contributor.authorRAMOS, Cami Wanderley-
dc.date.accessioned2025-04-29T22:16:56Z-
dc.date.available2025-04-29T22:16:56Z-
dc.date.issued2025-03-31-
dc.date.submitted2025-04-11-
dc.identifier.citationRAMOS, Cami Wanderley. As experiências, desafios e resistências dos escolares LGBTQIAPN+ durante as aulas de educação física: uma revisão de literatura. Trabalho de Curso (Educação Física - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62758-
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo investigar, a partir de uma análise das identidades de gênero, sexualidade e outros conceitos pertinentes à comunidade LGBTQIAPN+, as abordagens existentes sobre as experiências desses alunos no ambiente escolar, com ênfase nas aulas de Educação Física. Para tanto, realiza-se uma revisão da literatura que abrange o período de 2010 a 2025, focando nas publicações das revistas Motrivivência e Movimento. Através da análise das pesquisas disponíveis, busca-se refletir sobre o estado atual da produção acadêmica relacionada à comunidade LGBTQIAPN+ e sua interseção com a Educação Física escolar. Os dados coletados e analisados indicam uma necessidade premente de ampliar as investigações nesse campo, a fim de fornecer uma compreensão mais aprofundada do cenário contemporâneo sobre o tema. Além disso, o estudo ressalta a importância de um ambiente escolar inclusivo que respeite e valorize as diversidades de gênero e sexualidade. A pesquisa aponta que muitos alunos LGBTQIAPN+ enfrentam obstáculos desafiadores durante suas experiências escolares, especialmente em atividades físicas, onde estereótipos e preconceitos podem ser exacerbados. Portanto, é fundamental que os educadores estejam preparados para lidar com essas questões e promover práticas pedagógicas que favoreçam a inclusão. Assim, este trabalho contribui para o debate sobre a necessidade de formação continuada para professores e para a criação de políticas educacionais que garantam um espaço seguro e acolhedor para todos os estudantes.pt_BR
dc.format.extent30 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLGBTQIAPN+pt_BR
dc.subjecteducação físicapt_BR
dc.subjectescolapt_BR
dc.titleAS EXPERIÊNCIAS, DESAFIOS E RESISTÊNCIAS DOS ESCOLARES LGBTQIAPN+ DURANTE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: uma revisão de literaturapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/3088969249427568pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4835472890332213pt_BR
dc.description.abstractxThe present study aims to investigate, through an analysis of gender identities, sexuality, and other concepts relevant to the LGBTQIAPN+ community, the existing approaches regarding the experiences of these students in the school environment, with an emphasis on Physical Education classes. To this end, a literature review covering the period from 2010 to 2025 is conducted, focusing on publications from the journals Motrivivência and Movimento. Through the analysis of available research, the study seeks to reflect on the current state of academic production related to the LGBTQIAPN+ community and its intersection with school Physical Education. The collected and analyzed data indicate a pressing need to expand investigations in this field in order to provide a more in-depth understanding of the contemporary landscape on the subject. Furthermore, the study highlights the importance of an inclusive school environment that respects and values gender and sexual diversities. The research points out that many LGBTQIAPN+ students face challenging obstacles during their school experiences, especially in physical activities, where stereotypes and prejudices can be exacerbated. Therefore, it is essential for educators to be prepared to address these issues and promote pedagogical practices that favor inclusion. Thus, this work contributes to the debate on the need for ongoing training for teachers and the creation of educational policies that ensure a safe and welcoming space for all students.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Cami Wanderley Ramos.pdf384,27 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons