Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62720
Share on
Title: | Percepção dos cuidadores sobre tecnologia assistiva na escola em crianças com paralisia cerebral |
Authors: | PEREIRA, Renata Neves |
Keywords: | tecnologia assistiva; criança; educação inclusiva; cuidadores; paralisia cerebral |
Issue Date: | 4-Apr-2025 |
Citation: | PEREIRA, Renata Neves. Percepção dos cuidadores sobre tecnologia assistiva na escola em crianças com paralisia cerebral. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Fisioterapia)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | A paralisia cerebral (PC) é uma condição neurológica que compromete a mobilidade e a coordenação, afetando a participação educacional de crianças. O uso de tecnologia assistiva (TA), que abrange dispositivos ou técnicas que oferecem assistência e reabilitação de pessoas com deficiência, a fim de promover autonomia e independência, desempenha um papel crucial na inclusão dessas crianças, facilitando o acesso e a interação no ambiente escolar. No entanto, a percepção dos cuidadores primários sobre o uso dessas tecnologias é essencial para o sucesso de sua implementação e continuidade. Essa revisão de escopo teve como objetivo mapear a literatura existente sobre a percepção dos cuidadores primários em relação ao uso de TA na educação, identificando as repercussões funcionais percebidas. A revisão foi conduzida seguindo as diretrizes do PRISMA-ScR. As buscas foram realizadas nas bases de dados MEDLINE/PubMed, Embase, Scielo, Lilacs, Web of Science,Cochrane, BVS e PEDro no período de novembro de 2024 a fevereiro de 2025. A literatura revela que os cuidadores percebem a TA como ferramenta importante para melhorar a comunicação e autonomia durante a participação escolar. No entanto, barreiras como custos elevados e dificuldades de adaptação da TA às necessidades específicas das crianças foram frequentemente mencionadas. As repercussões funcionais positivas incluem aumento na independência e melhor interação social. Logo, a percepção dos cuidadores primários sobre o uso de TA é amplamente positiva, mas ainda há lacunas na literatura acerca de estudos focados na percepção dos cuidadores primários, já que as experiências, opiniões e desafios enfrentados são subexplorados. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62720 |
Appears in Collections: | (TCC) - Fisioterapia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC RENATA NEVES PEREIRA.docx.pdf Embargoed Item Until 2026-04-30 | 450,61 kB | Adobe PDF | View/Open Item embargoed |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License