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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62720

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Título: Percepção dos cuidadores sobre tecnologia assistiva na escola em crianças com paralisia cerebral
Autor(es): PEREIRA, Renata Neves
Palavras-chave: tecnologia assistiva; criança; educação inclusiva; cuidadores; paralisia cerebral
Data do documento: 4-Abr-2025
Citação: PEREIRA, Renata Neves. Percepção dos cuidadores sobre tecnologia assistiva na escola em crianças com paralisia cerebral. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Fisioterapia)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A paralisia cerebral (PC) é uma condição neurológica que compromete a mobilidade e a coordenação, afetando a participação educacional de crianças. O uso de tecnologia assistiva (TA), que abrange dispositivos ou técnicas que oferecem assistência e reabilitação de pessoas com deficiência, a fim de promover autonomia e independência, desempenha um papel crucial na inclusão dessas crianças, facilitando o acesso e a interação no ambiente escolar. No entanto, a percepção dos cuidadores primários sobre o uso dessas tecnologias é essencial para o sucesso de sua implementação e continuidade. Essa revisão de escopo teve como objetivo mapear a literatura existente sobre a percepção dos cuidadores primários em relação ao uso de TA na educação, identificando as repercussões funcionais percebidas. A revisão foi conduzida seguindo as diretrizes do PRISMA-ScR. As buscas foram realizadas nas bases de dados MEDLINE/PubMed, Embase, Scielo, Lilacs, Web of Science,Cochrane, BVS e PEDro no período de novembro de 2024 a fevereiro de 2025. A literatura revela que os cuidadores percebem a TA como ferramenta importante para melhorar a comunicação e autonomia durante a participação escolar. No entanto, barreiras como custos elevados e dificuldades de adaptação da TA às necessidades específicas das crianças foram frequentemente mencionadas. As repercussões funcionais positivas incluem aumento na independência e melhor interação social. Logo, a percepção dos cuidadores primários sobre o uso de TA é amplamente positiva, mas ainda há lacunas na literatura acerca de estudos focados na percepção dos cuidadores primários, já que as experiências, opiniões e desafios enfrentados são subexplorados.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62720
Aparece nas coleções:(TCC) - Fisioterapia

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