Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62720

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLAMBERTZ, Karla Mônica Ferraz Teixeira-
dc.contributor.authorPEREIRA, Renata Neves-
dc.date.accessioned2025-04-29T13:24:57Z-
dc.date.available2025-04-29T13:24:57Z-
dc.date.issued2025-04-04-
dc.date.submitted2025-04-22-
dc.identifier.citationPEREIRA, Renata Neves. Percepção dos cuidadores sobre tecnologia assistiva na escola em crianças com paralisia cerebral. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Fisioterapia)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62720-
dc.description.abstractA paralisia cerebral (PC) é uma condição neurológica que compromete a mobilidade e a coordenação, afetando a participação educacional de crianças. O uso de tecnologia assistiva (TA), que abrange dispositivos ou técnicas que oferecem assistência e reabilitação de pessoas com deficiência, a fim de promover autonomia e independência, desempenha um papel crucial na inclusão dessas crianças, facilitando o acesso e a interação no ambiente escolar. No entanto, a percepção dos cuidadores primários sobre o uso dessas tecnologias é essencial para o sucesso de sua implementação e continuidade. Essa revisão de escopo teve como objetivo mapear a literatura existente sobre a percepção dos cuidadores primários em relação ao uso de TA na educação, identificando as repercussões funcionais percebidas. A revisão foi conduzida seguindo as diretrizes do PRISMA-ScR. As buscas foram realizadas nas bases de dados MEDLINE/PubMed, Embase, Scielo, Lilacs, Web of Science,Cochrane, BVS e PEDro no período de novembro de 2024 a fevereiro de 2025. A literatura revela que os cuidadores percebem a TA como ferramenta importante para melhorar a comunicação e autonomia durante a participação escolar. No entanto, barreiras como custos elevados e dificuldades de adaptação da TA às necessidades específicas das crianças foram frequentemente mencionadas. As repercussões funcionais positivas incluem aumento na independência e melhor interação social. Logo, a percepção dos cuidadores primários sobre o uso de TA é amplamente positiva, mas ainda há lacunas na literatura acerca de estudos focados na percepção dos cuidadores primários, já que as experiências, opiniões e desafios enfrentados são subexplorados.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjecttecnologia assistivapt_BR
dc.subjectcriançapt_BR
dc.subjecteducação inclusivapt_BR
dc.subjectcuidadorespt_BR
dc.subjectparalisia cerebralpt_BR
dc.titlePercepção dos cuidadores sobre tecnologia assistiva na escola em crianças com paralisia cerebralpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coMELO, Renato de Souza-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0660554259922935pt_BR
dc.description.abstractxCerebral palsy (CP) is a neurological condition that compromises mobility and coordination, affecting children's educational participation. The use of assistive technology (AT), which encompasses devices or techniques that provide assistance and rehabilitation for people with disabilities in order to promote autonomy and independence, plays a crucial role in the inclusion of these children, facilitating access and interaction in the school environment. However, the perception of primary caregivers regarding the use of these technologies is essential for the success of their implementation and continuity. This scoping review aimed to map the existing literature on the perception of primary caregivers regarding the use of AT in education, identifying the functional repercussions experienced. The review was conducted following the PRISMA-ScR guidelines. The searches were conducted in the MEDLINE/PubMed, Embase, Scielo, Lilacs, Web of Science, Cochrane, BVS and PEDro databases from November 2024 to February 2025. The literature reveals that caregivers perceive AT as an important tool to improve communication and autonomy during school participation. However, barriers such as high costs and difficulties in adapting AT to the specific needs of children were frequently mentioned. Positive functional repercussions include increased independence and better social interaction. Therefore, the perception of primary caregivers about the use of AT is largely positive, but there are still gaps in the literature regarding studies focused on the perception of primary caregivers, since the experiences, opinions and challenges faced are underexplored.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Fisioterapia e Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DFS) - Departamento de Fisioterapia pt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Fisioterapiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0002-4810-4805pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC RENATA NEVES PEREIRA.docx.pdf
  Item embargado até 2026-04-30
450,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons