Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62612

Comparte esta pagina

Título : A teoria do Labeling Approach no uso da tecnologia do reconhecimento facial: estudo de caso da segurança pública do Estado Bahia de 2018 a 2022
Autor : BRITO, Raissa Veloso Alves de
Palabras clave : Tecnologia de Reconhecimento Facial; Etiquetamento social; Racismo algorítmico
Fecha de publicación : 24-mar-2025
Citación : BRITO, Raissa Veloso Alves de. A teoria do Labeling Approach no uso da tecnologia do reconhecimento facial: estudo de caso da segurança pública do Estado Bahia de 2018 a 2022. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : Este trabalho investiga o uso da tecnologia de reconhecimento facial (TRF) na segurança pública da Bahia entre 2018 e 2022, analisando suas implicações sob a perspectiva da teoria do etiquetamento social (labeling approach). A pesquisa destaca que a TRF não atua de forma neutra, mas se baseia em banco de dados enviesado e discriminatório e atua intensificando a vigilância sobre a população preta e parda, que já é historicamente marginalizada, como também contribui para a estigmatização e penalização desproporcional desses grupos. Os dados revelaram que 90,55% das detenções realizadas por meio dessa tecnologia envolveram pessoas negras, evidenciando um viés racial e a seletividade penal. Embora a TRF tenha sido promovida como uma solução para os desafios da segurança pública, os resultados mostram que ela não tem gerado os benefícios esperados, com um aumento de 47,5% no encarceramento da população negra durante o período analisado. Isso ressalta que, longe de ser uma ferramenta imparcial de combate ao crime, a TRF reforça desigualdades sociais e raciais já existentes. O método de pesquisa adotado é o hipotético-dedutivo, com revisão bibliográfica, análise legislativa e estudo de caso. A abordagem combina dados qualitativos e quantitativos, integrando literatura sobre tecnologia e direito. O estudo conclui que a aplicação da TRF na segurança pública requer regulamentação e fiscalização rigorosas e uma reflexão crítica sobre seus efeitos, a fim de evitar a perpetuação de estigmas sociais e garantir a proteção dos direitos humanos. O trabalho contribui para a discussão sobre o papel das novas tecnologias na criminalização e na reprodução de desigualdades, propondo uma abordagem mais justa e equitativa na implementação de políticas de segurança pública.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62612
Aparece en las colecciones: (CCJ) - TCC - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - Raissa Veloso Alves de Brito.pdf1,05 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons