Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62511

Share on

Title: Práticas de multiletramentos em plataformas digitais na formação inicial de professores de língua portuguesa
Authors: Souza, Gabriella Issis Almeida de Azevedo
Keywords: multiletramentos;; formação inicial;; CGScholar;; Cultura Digital.
Issue Date: 16-Oct-2024
Citation: SOUZA, Gabriella Issis Almeida de Azevedo. Práticas de multiletramentos em plataformas digitais na formação inicial de professores de língua portuguesa. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Nesse artigo, em decorrência de um Trabalho de Conclusão do curso de Letras/Português - licenciatura, desenvolve-se uma pesquisa acerca das práticas de multiletramentos em plataformas digitais na formação inicial de professores de língua portuguesa, cujo intuito é evidenciar como as Novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (doravante TDIC) estão inseridas na sociedade contemporânea e, por consequência, na educação básica. Para isso, buscou-se analisar a plataforma CGScholar, criada por Cope, Kalantzis e Liam, como recurso pedagógico para a educação básica, bem como para as práticas de multiletramentos de graduandos do curso de Licenciatura em Letras/Português da Universidade Federal de Pernambuco. Dessa forma, o aporte teórico para essa análise se apoiou na perspectiva de linguagem como campo de atividade humana, encabeçada por Bakhtin (2016), além de se considerar os multiletramentos sob a ótica de Rojo (2020) e a defesa da participação ativa dos alunos na vida pública, incluindo o digital, por Cazden et al. (2021).
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62511
Appears in Collections:(TCC) - Letras - Português

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_GabriellaIssisAlmeidaDeAzevedoSouza.pdf1,46 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons