Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62511
Share on
Title: | Práticas de multiletramentos em plataformas digitais na formação inicial de professores de língua portuguesa |
Authors: | Souza, Gabriella Issis Almeida de Azevedo |
Keywords: | multiletramentos;; formação inicial;; CGScholar;; Cultura Digital. |
Issue Date: | 16-Oct-2024 |
Citation: | SOUZA, Gabriella Issis Almeida de Azevedo. Práticas de multiletramentos em plataformas digitais na formação inicial de professores de língua portuguesa. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Nesse artigo, em decorrência de um Trabalho de Conclusão do curso de Letras/Português - licenciatura, desenvolve-se uma pesquisa acerca das práticas de multiletramentos em plataformas digitais na formação inicial de professores de língua portuguesa, cujo intuito é evidenciar como as Novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (doravante TDIC) estão inseridas na sociedade contemporânea e, por consequência, na educação básica. Para isso, buscou-se analisar a plataforma CGScholar, criada por Cope, Kalantzis e Liam, como recurso pedagógico para a educação básica, bem como para as práticas de multiletramentos de graduandos do curso de Licenciatura em Letras/Português da Universidade Federal de Pernambuco. Dessa forma, o aporte teórico para essa análise se apoiou na perspectiva de linguagem como campo de atividade humana, encabeçada por Bakhtin (2016), além de se considerar os multiletramentos sob a ótica de Rojo (2020) e a defesa da participação ativa dos alunos na vida pública, incluindo o digital, por Cazden et al. (2021). |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62511 |
Appears in Collections: | (TCC) - Letras - Português |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_GabriellaIssisAlmeidaDeAzevedoSouza.pdf | 1,46 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License