Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62511

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPereira, Sônia Virgínia Martins-
dc.contributor.authorSouza, Gabriella Issis Almeida de Azevedo-
dc.date.accessioned2025-04-23T17:24:24Z-
dc.date.available2025-04-23T17:24:24Z-
dc.date.issued2024-10-16-
dc.date.submitted2025-04-17-
dc.identifier.citationSOUZA, Gabriella Issis Almeida de Azevedo. Práticas de multiletramentos em plataformas digitais na formação inicial de professores de língua portuguesa. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62511-
dc.description.abstractNesse artigo, em decorrência de um Trabalho de Conclusão do curso de Letras/Português - licenciatura, desenvolve-se uma pesquisa acerca das práticas de multiletramentos em plataformas digitais na formação inicial de professores de língua portuguesa, cujo intuito é evidenciar como as Novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (doravante TDIC) estão inseridas na sociedade contemporânea e, por consequência, na educação básica. Para isso, buscou-se analisar a plataforma CGScholar, criada por Cope, Kalantzis e Liam, como recurso pedagógico para a educação básica, bem como para as práticas de multiletramentos de graduandos do curso de Licenciatura em Letras/Português da Universidade Federal de Pernambuco. Dessa forma, o aporte teórico para essa análise se apoiou na perspectiva de linguagem como campo de atividade humana, encabeçada por Bakhtin (2016), além de se considerar os multiletramentos sob a ótica de Rojo (2020) e a defesa da participação ativa dos alunos na vida pública, incluindo o digital, por Cazden et al. (2021).pt_BR
dc.format.extent33p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectmultiletramentos;pt_BR
dc.subjectformação inicial;pt_BR
dc.subjectCGScholar;pt_BR
dc.subjectCultura Digital.pt_BR
dc.titlePráticas de multiletramentos em plataformas digitais na formação inicial de professores de língua portuguesapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1076415684580647pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1673025156495316pt_BR
dc.description.abstractxIn this article, as a result of a final paper for the Languages/Portuguese degree course, a study is carried out on multilingual practices on digital platforms in the initial training of Portuguese language teachers, with the aim of highlighting how the New Digital Information and Communication Technologies (henceforth TDIC) are inserted in contemporary society and, consequently, in basic education. To this end, we sought to analyze the CGScholar platform, created by Cope, Kalantzis and Liam, as a pedagogical resource for basic education, as well as the multilearning practices of undergraduates on the Letters/Portuguese degree course at the Federal University of Pernambuco. Thus, the theoretical framework for this analysis was based on the perspective of language as a field of human activity, led by Bakhtin (2016), in addition to understanding multilingualism from the perspective of Rojo (2020) and the defense of students' active participation in public life, including digital life, by Cazden et al. (2021).pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras - Português

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_GabriellaIssisAlmeidaDeAzevedoSouza.pdf1,46 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons