Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62511
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pereira, Sônia Virgínia Martins | - |
dc.contributor.author | Souza, Gabriella Issis Almeida de Azevedo | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-23T17:24:24Z | - |
dc.date.available | 2025-04-23T17:24:24Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-16 | - |
dc.date.submitted | 2025-04-17 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Gabriella Issis Almeida de Azevedo. Práticas de multiletramentos em plataformas digitais na formação inicial de professores de língua portuguesa. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62511 | - |
dc.description.abstract | Nesse artigo, em decorrência de um Trabalho de Conclusão do curso de Letras/Português - licenciatura, desenvolve-se uma pesquisa acerca das práticas de multiletramentos em plataformas digitais na formação inicial de professores de língua portuguesa, cujo intuito é evidenciar como as Novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (doravante TDIC) estão inseridas na sociedade contemporânea e, por consequência, na educação básica. Para isso, buscou-se analisar a plataforma CGScholar, criada por Cope, Kalantzis e Liam, como recurso pedagógico para a educação básica, bem como para as práticas de multiletramentos de graduandos do curso de Licenciatura em Letras/Português da Universidade Federal de Pernambuco. Dessa forma, o aporte teórico para essa análise se apoiou na perspectiva de linguagem como campo de atividade humana, encabeçada por Bakhtin (2016), além de se considerar os multiletramentos sob a ótica de Rojo (2020) e a defesa da participação ativa dos alunos na vida pública, incluindo o digital, por Cazden et al. (2021). | pt_BR |
dc.format.extent | 33p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | multiletramentos; | pt_BR |
dc.subject | formação inicial; | pt_BR |
dc.subject | CGScholar; | pt_BR |
dc.subject | Cultura Digital. | pt_BR |
dc.title | Práticas de multiletramentos em plataformas digitais na formação inicial de professores de língua portuguesa | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1076415684580647 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1673025156495316 | pt_BR |
dc.description.abstractx | In this article, as a result of a final paper for the Languages/Portuguese degree course, a study is carried out on multilingual practices on digital platforms in the initial training of Portuguese language teachers, with the aim of highlighting how the New Digital Information and Communication Technologies (henceforth TDIC) are inserted in contemporary society and, consequently, in basic education. To this end, we sought to analyze the CGScholar platform, created by Cope, Kalantzis and Liam, as a pedagogical resource for basic education, as well as the multilearning practices of undergraduates on the Letters/Portuguese degree course at the Federal University of Pernambuco. Thus, the theoretical framework for this analysis was based on the perspective of language as a field of human activity, led by Bakhtin (2016), in addition to understanding multilingualism from the perspective of Rojo (2020) and the defense of students' active participation in public life, including digital life, by Cazden et al. (2021). | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Letras - Português |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_GabriellaIssisAlmeidaDeAzevedoSouza.pdf | 1,46 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons