Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62511

Comparte esta pagina

Título : Práticas de multiletramentos em plataformas digitais na formação inicial de professores de língua portuguesa
Autor : Souza, Gabriella Issis Almeida de Azevedo
Palabras clave : multiletramentos;; formação inicial;; CGScholar;; Cultura Digital.
Fecha de publicación : 16-oct-2024
Citación : SOUZA, Gabriella Issis Almeida de Azevedo. Práticas de multiletramentos em plataformas digitais na formação inicial de professores de língua portuguesa. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : Nesse artigo, em decorrência de um Trabalho de Conclusão do curso de Letras/Português - licenciatura, desenvolve-se uma pesquisa acerca das práticas de multiletramentos em plataformas digitais na formação inicial de professores de língua portuguesa, cujo intuito é evidenciar como as Novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (doravante TDIC) estão inseridas na sociedade contemporânea e, por consequência, na educação básica. Para isso, buscou-se analisar a plataforma CGScholar, criada por Cope, Kalantzis e Liam, como recurso pedagógico para a educação básica, bem como para as práticas de multiletramentos de graduandos do curso de Licenciatura em Letras/Português da Universidade Federal de Pernambuco. Dessa forma, o aporte teórico para essa análise se apoiou na perspectiva de linguagem como campo de atividade humana, encabeçada por Bakhtin (2016), além de se considerar os multiletramentos sob a ótica de Rojo (2020) e a defesa da participação ativa dos alunos na vida pública, incluindo o digital, por Cazden et al. (2021).
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62511
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras - Português

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_GabriellaIssisAlmeidaDeAzevedoSouza.pdf1,46 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons