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Título : Diagnóstico ergonômico da acessibilidade física nas áreas de circulação e rotas de fuga em uma edificação de ensino superior
Autor : SANTOS, Leandro Lima Carneiro dos
Palabras clave : Ergonomia; Acessibilidade; Instituição de Ensino Superior; Pessoa com Deficiência (PcD); Sistemas de Proteção Contra Incêndio
Fecha de publicación : 24-feb-2025
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SANTOS, Leandro Lima Carneiro dos. Diagnóstico ergonômico da acessibilidade física nas áreas de circulação e rotas de fuga em uma edificação de ensino superior. 2025. Dissertação (Mestrado em Ergonomia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : Nos edifícios públicos e privados, a acessibilidade é um direito assegurado por lei. No entanto, muitas instituições de ensino foram construídas em períodos em que a acessibilidade não era uma prioridade, resultando em espaços com barreiras arquitetônicas que dificultam a inclusão de estudantes com deficiência, limitando seu acesso à educação. Este trabalho tem como objetivo analisar edificações de ensino sob critérios de acessibilidade e segurança, propondo diretrizes que garantam a acessibilidade física nas circulações de uso comum e a saída segura dos ocupantes da edificação em situações de emergência. Para isto será realizado um estudo de caso no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPE. Por meio da metodologia utilizada, que faz uso de visitas técnicas, aplicações de checklists e simulações computacionais, foram identificados problemas de acessibilidade, sendo os principais as barreiras físicas nas circulações, inadequações nas escadas e rampas, obstáculos e interrupções nas circulações de ligação entre os blocos. Já os sistemas de proteção em situações de emergência estão ausentes na maioria dos blocos, e os poucos sistemas presentes precisam de ajustes e complementações. Os resultados apontam para a necessidade de adequações projetuais tanto em relação aos requisitos de acessibilidade quanto aos de sistemas de segurança. O material gerado neste estudo poderá contribuir não apenas para a melhoria das condições do CCSA, mas também servir como referência para outros centros da UFPE e demais instituições de ensino.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62387
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ergonomia

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