Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62387

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFULGÊNCIO, Vinícius Albuquerque-
dc.contributor.authorSANTOS, Leandro Lima Carneiro dos-
dc.date.accessioned2025-04-17T13:47:57Z-
dc.date.available2025-04-17T13:47:57Z-
dc.date.issued2025-02-24-
dc.identifier.citationSANTOS, Leandro Lima Carneiro dos. Diagnóstico ergonômico da acessibilidade física nas áreas de circulação e rotas de fuga em uma edificação de ensino superior. 2025. Dissertação (Mestrado em Ergonomia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62387-
dc.description.abstractNos edifícios públicos e privados, a acessibilidade é um direito assegurado por lei. No entanto, muitas instituições de ensino foram construídas em períodos em que a acessibilidade não era uma prioridade, resultando em espaços com barreiras arquitetônicas que dificultam a inclusão de estudantes com deficiência, limitando seu acesso à educação. Este trabalho tem como objetivo analisar edificações de ensino sob critérios de acessibilidade e segurança, propondo diretrizes que garantam a acessibilidade física nas circulações de uso comum e a saída segura dos ocupantes da edificação em situações de emergência. Para isto será realizado um estudo de caso no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPE. Por meio da metodologia utilizada, que faz uso de visitas técnicas, aplicações de checklists e simulações computacionais, foram identificados problemas de acessibilidade, sendo os principais as barreiras físicas nas circulações, inadequações nas escadas e rampas, obstáculos e interrupções nas circulações de ligação entre os blocos. Já os sistemas de proteção em situações de emergência estão ausentes na maioria dos blocos, e os poucos sistemas presentes precisam de ajustes e complementações. Os resultados apontam para a necessidade de adequações projetuais tanto em relação aos requisitos de acessibilidade quanto aos de sistemas de segurança. O material gerado neste estudo poderá contribuir não apenas para a melhoria das condições do CCSA, mas também servir como referência para outros centros da UFPE e demais instituições de ensino.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectErgonomiapt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectInstituição de Ensino Superiorpt_BR
dc.subjectPessoa com Deficiência (PcD)pt_BR
dc.subjectSistemas de Proteção Contra Incêndiopt_BR
dc.titleDiagnóstico ergonômico da acessibilidade física nas áreas de circulação e rotas de fuga em uma edificação de ensino superiorpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3174470154859864pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9016143112554949pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Ergonomiapt_BR
dc.description.abstractxIn public and private buildings, accessibility is a right guaranteed by law. However, many educational institutions were built in periods when accessibility was not a priority, resulting in spaces with architectural barriers that hinder the inclusion of students with disabilities, limiting their access to education. This study aims to analyze educational buildings under accessibility and safety criteria, proposing guidelines that guarantee physical accessibility in common circulation areas and the safe exit of building occupants in emergency situations. To this end, a case study will be conducted at the Center for Applied Social Sciences (CCSA) at UFPE. Through the methodology used, which makes use of technical visits, checklists and computer simulations, accessibility problems were identified, the main ones being physical barriers in circulation areas, inadequate stairs and ramps, obstacles and interruptions in circulation areas connecting blocks. However, emergency protection systems are absent in most blocks, and the few systems that are present need adjustments and additions. The results indicate the need for design adjustments in relation to both accessibility requirements and security systems. The material generated in this study may contribute not only to improving the conditions of the CCSA, but also serve as a reference for other UFPE centers and other educational institutions.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ergonomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Leandro Lima Carneiro dos Santos.pdf16,93 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons