Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62387
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FULGÊNCIO, Vinícius Albuquerque | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Leandro Lima Carneiro dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-17T13:47:57Z | - |
dc.date.available | 2025-04-17T13:47:57Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-24 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Leandro Lima Carneiro dos. Diagnóstico ergonômico da acessibilidade física nas áreas de circulação e rotas de fuga em uma edificação de ensino superior. 2025. Dissertação (Mestrado em Ergonomia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62387 | - |
dc.description.abstract | Nos edifícios públicos e privados, a acessibilidade é um direito assegurado por lei. No entanto, muitas instituições de ensino foram construídas em períodos em que a acessibilidade não era uma prioridade, resultando em espaços com barreiras arquitetônicas que dificultam a inclusão de estudantes com deficiência, limitando seu acesso à educação. Este trabalho tem como objetivo analisar edificações de ensino sob critérios de acessibilidade e segurança, propondo diretrizes que garantam a acessibilidade física nas circulações de uso comum e a saída segura dos ocupantes da edificação em situações de emergência. Para isto será realizado um estudo de caso no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPE. Por meio da metodologia utilizada, que faz uso de visitas técnicas, aplicações de checklists e simulações computacionais, foram identificados problemas de acessibilidade, sendo os principais as barreiras físicas nas circulações, inadequações nas escadas e rampas, obstáculos e interrupções nas circulações de ligação entre os blocos. Já os sistemas de proteção em situações de emergência estão ausentes na maioria dos blocos, e os poucos sistemas presentes precisam de ajustes e complementações. Os resultados apontam para a necessidade de adequações projetuais tanto em relação aos requisitos de acessibilidade quanto aos de sistemas de segurança. O material gerado neste estudo poderá contribuir não apenas para a melhoria das condições do CCSA, mas também servir como referência para outros centros da UFPE e demais instituições de ensino. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ergonomia | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Instituição de Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject | Pessoa com Deficiência (PcD) | pt_BR |
dc.subject | Sistemas de Proteção Contra Incêndio | pt_BR |
dc.title | Diagnóstico ergonômico da acessibilidade física nas áreas de circulação e rotas de fuga em uma edificação de ensino superior | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3174470154859864 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9016143112554949 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós Graduação em Ergonomia | pt_BR |
dc.description.abstractx | In public and private buildings, accessibility is a right guaranteed by law. However, many educational institutions were built in periods when accessibility was not a priority, resulting in spaces with architectural barriers that hinder the inclusion of students with disabilities, limiting their access to education. This study aims to analyze educational buildings under accessibility and safety criteria, proposing guidelines that guarantee physical accessibility in common circulation areas and the safe exit of building occupants in emergency situations. To this end, a case study will be conducted at the Center for Applied Social Sciences (CCSA) at UFPE. Through the methodology used, which makes use of technical visits, checklists and computer simulations, accessibility problems were identified, the main ones being physical barriers in circulation areas, inadequate stairs and ramps, obstacles and interruptions in circulation areas connecting blocks. However, emergency protection systems are absent in most blocks, and the few systems that are present need adjustments and additions. The results indicate the need for design adjustments in relation to both accessibility requirements and security systems. The material generated in this study may contribute not only to improving the conditions of the CCSA, but also serve as a reference for other UFPE centers and other educational institutions. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Ergonomia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Leandro Lima Carneiro dos Santos.pdf | 16,93 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons