Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62232

Compartilhe esta página

Título: Desafios para o ensino do esporte coletivo nas aulas de Educação Física escolar no ensino médio
Autor(es): MOTA, Vinícius de Andrade
Palavras-chave: educação nos esportes coletivos; educação física; diversidade e educação especial; formação de professores; obstáculos pedagógicos
Data do documento: 31-Mar-2025
Citação: MOTA, Vinícius de Andrade. Desafios para o ensino do esporte coletivo nas aulas de Educação Física escolar no ensino médio. 2025. 24 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física - Licenciatura, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025
Abstract: O estudo atual busca analisar os problemas enfrentados no ensino de esportes coletivos nos cursos de Educação Física do Ensino Médio no Brasil, com base em uma revisão de literatura, esta pesquisa procura entender a maneira como as escolas abordam os esportes coletivos e seu impacto abrangente no desenvolvimento dos alunos. Por fim, ao analisar artigos acadêmicos, a pesquisa descobre problemas na qualidade dos professores, instalações inadequadas e um modelo de ensino exclusivamente tradicional que enfatiza a técnica e os resultados, excluindo injustamente outros aspectos. A participação [nessa atividade] resulta em disparidade entre os sexos, preconceitos são perpetuados pela falta de subsequente inclusão feminina nos eventos por equipes, e os meninos controlam todos os direitos ao jogo, refletindo a necessidade de uma maior acomodação das realidades. Em seguida, a pesquisa conclui que é necessário adotar uma metodologia que combine teoria e prática, valorizando a cooperação entre os alunos e o desenvolvimento socioemocional pedagogicamente valioso dos estudantes. Dessa forma, a educação em esportes coletivos proporciona uma experiência de aprendizado significativa e inclusiva. Palavras-chave: educação em esportes coletivos; Educação Física; diversidade e educação especial; formação de professores; obstáculos pedagógicos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62232
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
organized-3_organized.pdf628,64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons