Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62232
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FIGUEIREDO, Haroldo Moraes de | - |
dc.contributor.author | MOTA, Vinícius de Andrade | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-11T15:24:20Z | - |
dc.date.available | 2025-04-11T15:24:20Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-31 | - |
dc.date.submitted | 2025-04-10 | - |
dc.identifier.citation | MOTA, Vinícius de Andrade. Desafios para o ensino do esporte coletivo nas aulas de Educação Física escolar no ensino médio. 2025. 24 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física - Licenciatura, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62232 | - |
dc.description.abstract | O estudo atual busca analisar os problemas enfrentados no ensino de esportes coletivos nos cursos de Educação Física do Ensino Médio no Brasil, com base em uma revisão de literatura, esta pesquisa procura entender a maneira como as escolas abordam os esportes coletivos e seu impacto abrangente no desenvolvimento dos alunos. Por fim, ao analisar artigos acadêmicos, a pesquisa descobre problemas na qualidade dos professores, instalações inadequadas e um modelo de ensino exclusivamente tradicional que enfatiza a técnica e os resultados, excluindo injustamente outros aspectos. A participação [nessa atividade] resulta em disparidade entre os sexos, preconceitos são perpetuados pela falta de subsequente inclusão feminina nos eventos por equipes, e os meninos controlam todos os direitos ao jogo, refletindo a necessidade de uma maior acomodação das realidades. Em seguida, a pesquisa conclui que é necessário adotar uma metodologia que combine teoria e prática, valorizando a cooperação entre os alunos e o desenvolvimento socioemocional pedagogicamente valioso dos estudantes. Dessa forma, a educação em esportes coletivos proporciona uma experiência de aprendizado significativa e inclusiva. Palavras-chave: educação em esportes coletivos; Educação Física; diversidade e educação especial; formação de professores; obstáculos pedagógicos. | pt_BR |
dc.format.extent | 24 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | educação nos esportes coletivos | pt_BR |
dc.subject | educação física | pt_BR |
dc.subject | diversidade e educação especial | pt_BR |
dc.subject | formação de professores | pt_BR |
dc.subject | obstáculos pedagógicos | pt_BR |
dc.title | Desafios para o ensino do esporte coletivo nas aulas de Educação Física escolar no ensino médio | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0254831354661604 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1522788697371835 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The current study seeks to analyze the problems faced in the teaching of team sports in high school Physical Education courses in Brazil. Based on a literature review, this research seeks to understand the way schools approach team sports and their comprehensive impact on student development. Finally, by analyzing academic articles, the research uncovers problems in the quality of teachers, inadequate facilities, and an exclusively traditional teaching model that emphasizes technique and results, unfairly excluding other aspects. Participation [in this activity] results in gender disparity, prejudices are perpetuated by the subsequent lack of female inclusion in team events, and boys control all the rights to play, reflecting the need for greater accommodation of realities. The research then concludes that it is necessary to adopt a methodology that combines theory and practice, valuing cooperation among students and the pedagogically valuable socio-emotional development of students. In this way, team sports education provides a meaningful and inclusive learning experience. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
organized-3_organized.pdf | 628,64 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons