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Título : "A vida devia ser bem melhor ... e será!" : um estudo dos foregrounds de estudantes de escolas do campo
Autor : SOUSA, Edson Carlos Sobral de
Palabras clave : Educação do Campo; Educação Matemática Crítica; Foregrounds; Intenções de Aprendizagem Matemática; Contexto Sociocultural
Fecha de publicación : 30-ago-2024
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SOUSA, Edson Carlos Sobra de. "A vida devia ser bem melhor ... e será!": um estudo dos foregrounds de estudantes de escolas do campo. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : A pesquisa, realizada no âmbito da Educação do Campo e da Educação Matemática, objetivou compreender as relações entre os foregrounds de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental de escolas do campo do Agreste Pernambucano e suas intenções de aprendizagem de Matemática. Para tanto, os dados foram produzidos com 31 estudantes do oitavo ano e do nono de uma escola de Altinho e 36 alunos dos mesmos anos de uma escola de Panelas e, com 3 pessoas, moradoras desses municípios, entrevistadas com a finalidade de fornecer informações sobre os contextos socioculturais, em complemento a um estudo realizado no Sistema IBGE de Recuperação Automática (Sidra). A produção de dados com os estudantes foi realizada em duas etapas: na primeira, foi proposto um questionário com o intuito de identificar elementos sobre seus foregrounds. A segunda etapa consistiu em uma entrevista semiestruturada que continha uma história em quadrinhos e questões inerentes aos foregrounds, backgrounds, middleground e intenções de aprendizagem de Matemática de 9 estudantes de Altinho e 8 de Panelas, selecionados a partir das respostas ao questionário. Esses estudantes foram agrupados em função da aproximação dos foregrounds classificados em: coletivo, único, camponês e não exuberante. Os resultados mostram semelhanças entre os contextos socioculturais que caracterizam os dois municípios, a exemplo do desenvolvimento de atividades agrícolas e pecuárias bem como do comércio. Quanto ao foreground dos estudantes, as análises mostraram a predominância do desejo de concluir o Ensino Médio e o Ensino Superior, de sonhos associados à aquisição de bens materiais, à carreira profissional e à construção familiar. O grupo de 10 estudantes associados ao foreground coletivo tem suas intenções de aprendizagem de Matemática ligadas em parte ao middleground e, em parte, ao foreground, ao passo que os 3 estudantes associados ao foreground único tiveram essas intenções sempre relacionadas ao middleground. Os 2 estudantes associados ao foreground camponês demonstraram intenções de aprendizagem distintas no que se refere ao desejo de permanecer ou de sair da comunidade camponesa, enquanto os 2 associados ao foreground não exuberante se diferenciaram quanto às intenções de aprendizagem matemática: ela foi explícita quando havia o desejo de continuar a vida escolar e implícita quando esse desejo ainda representava uma dúvida. Os resultados da pesquisa revelaram que o contexto sociocultural, o background e o middleground exerceram influência sobre os foregrounds dos estudantes, notadamente, na escolha de profissão e do lugar onde intencionam morar no futuro assim como nos sonhos de continuar estudando. Apontaram também para a necessidade de o ensino de Matemática contemplar os foregrounds dos estudantes camponeses para melhor contribuir com a construção de suas intenções de aprendizagem de Matemática.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62205
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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