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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62205
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | LIMA, Iranete Maria da Silva | - |
dc.contributor.author | SOUSA, Edson Carlos Sobral de | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-10T19:53:12Z | - |
dc.date.available | 2025-04-10T19:53:12Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-30 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Edson Carlos Sobra de. "A vida devia ser bem melhor ... e será!": um estudo dos foregrounds de estudantes de escolas do campo. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62205 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa, realizada no âmbito da Educação do Campo e da Educação Matemática, objetivou compreender as relações entre os foregrounds de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental de escolas do campo do Agreste Pernambucano e suas intenções de aprendizagem de Matemática. Para tanto, os dados foram produzidos com 31 estudantes do oitavo ano e do nono de uma escola de Altinho e 36 alunos dos mesmos anos de uma escola de Panelas e, com 3 pessoas, moradoras desses municípios, entrevistadas com a finalidade de fornecer informações sobre os contextos socioculturais, em complemento a um estudo realizado no Sistema IBGE de Recuperação Automática (Sidra). A produção de dados com os estudantes foi realizada em duas etapas: na primeira, foi proposto um questionário com o intuito de identificar elementos sobre seus foregrounds. A segunda etapa consistiu em uma entrevista semiestruturada que continha uma história em quadrinhos e questões inerentes aos foregrounds, backgrounds, middleground e intenções de aprendizagem de Matemática de 9 estudantes de Altinho e 8 de Panelas, selecionados a partir das respostas ao questionário. Esses estudantes foram agrupados em função da aproximação dos foregrounds classificados em: coletivo, único, camponês e não exuberante. Os resultados mostram semelhanças entre os contextos socioculturais que caracterizam os dois municípios, a exemplo do desenvolvimento de atividades agrícolas e pecuárias bem como do comércio. Quanto ao foreground dos estudantes, as análises mostraram a predominância do desejo de concluir o Ensino Médio e o Ensino Superior, de sonhos associados à aquisição de bens materiais, à carreira profissional e à construção familiar. O grupo de 10 estudantes associados ao foreground coletivo tem suas intenções de aprendizagem de Matemática ligadas em parte ao middleground e, em parte, ao foreground, ao passo que os 3 estudantes associados ao foreground único tiveram essas intenções sempre relacionadas ao middleground. Os 2 estudantes associados ao foreground camponês demonstraram intenções de aprendizagem distintas no que se refere ao desejo de permanecer ou de sair da comunidade camponesa, enquanto os 2 associados ao foreground não exuberante se diferenciaram quanto às intenções de aprendizagem matemática: ela foi explícita quando havia o desejo de continuar a vida escolar e implícita quando esse desejo ainda representava uma dúvida. Os resultados da pesquisa revelaram que o contexto sociocultural, o background e o middleground exerceram influência sobre os foregrounds dos estudantes, notadamente, na escolha de profissão e do lugar onde intencionam morar no futuro assim como nos sonhos de continuar estudando. Apontaram também para a necessidade de o ensino de Matemática contemplar os foregrounds dos estudantes camponeses para melhor contribuir com a construção de suas intenções de aprendizagem de Matemática. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação do Campo | pt_BR |
dc.subject | Educação Matemática Crítica | pt_BR |
dc.subject | Foregrounds | pt_BR |
dc.subject | Intenções de Aprendizagem Matemática | pt_BR |
dc.subject | Contexto Sociocultural | pt_BR |
dc.title | "A vida devia ser bem melhor ... e será!" : um estudo dos foregrounds de estudantes de escolas do campo | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6271207607252360 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8522397432350630 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologica | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research was carried out within the scope of field education and mathematics education, aiming to understand the relationships between the foregrounds of students attending field schools in the backlands of Pernambuco (Agreste Pernambucano) and their intentions to learn mathematics. To this end, this work analyzed data produced through interviews with 31 eighth and ninth graders from a school in Altinho, 36 students in the same grades from a school in Panelas, and three residents of these municipalities to gather information about their sociocultural contexts. A survey was also carried out through the IBGE Automatic Recovery System (SIDRA). Data production with the students was done in two stages. First, a questionnaire was proposed to identify elements of their backgrounds. The second stage consisted of a semi-structured interview using a comic strip and questions related to the foreground, background, middleground, and mathematics learning intentions of nine students from Altinho and eight from Panelas, selected based on their answers. These students were grouped according to the approximation of the foregrounds classified as collective, single, rural, and non-exuberant. The results show similarities between the sociocultural contexts that characterize the two municipalities, such as agricultural and livestock activities and commerce development. As for the students' foregrounds, the analyses showed the predominance of the desire to complete secondary and higher education, dreams associated with acquiring material goods, a professional career, and family building. Ten students associated with the collective foreground have their mathematics learning intentions linked in part to the middleground and in part to the foreground. In comparison, the three students associated with the single foreground have these intentions always related to the middleground. The two students associated with the rural foreground demonstrated distinct learning intentions regarding the desire to remain or leave the field community, while the two associated with the non- exuberant foreground differed in their mathematics learning intentions: it was explicit when there was a desire to continue school life and implicit when this desire still represented a doubt. The research results revealed that the sociocultural context, the background, and the middleground influenced students' foregrounds, notably in choosing the profession they want to pursue and where they intend to live in the future and in their dreams of continuing to study. They also pointed out the need for mathematics teaching to consider the foregrounds of students who live in rural areas to better contribute to constructing their mathematics learning intentions. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DISSERTAÇÃO Edson Carlos Sobral de Sousa.pdf | 1,2 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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