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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62096

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Title: Carnaval como agência política em protestos brasileiros : por uma virada sônica nos Estudos de Performance
Authors: CAMPOS, Heloise Barreiro
Keywords: Carnaval; Estudos de Performance; Som; Protesto
Issue Date: 16-Aug-2024
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: CAMPOS, Heloise Barreiro. Carnaval como agência política em protestos brasileiros: por uma virada sônica nos Estudos de Performance. 2024. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Na história do Brasil, o Carnaval está impresso como um aguçador de tensões (SIMAS, 2019), produzindo um ambiente festivo de disputas que é palco para protestos desde sua origem. Assim, este estudo investiga o potencial conceitual do carnaval como agente mobilizador das políticas nas ruas e questiona o uso do conceito essencialmente como prática cidadã. A maioria das investigações que articulam carnaval e protesto são fundamentadas em conhecimentos arquivais, como vídeos, fotos, reportagens; de forma a privilegiar uma análise discursiva dos registros visuais. Dessa forma, promove-se uma guinada sonora-festiva de ordem performática nos estudos comunicacionais dos protestos brasileiros, partindo uma metodologia transversal que tem como eixo principal estudos do som (BIELETTO-BUENO, 2019; LABELLE, 2020) e performance (TAYLOR, 2013; MARTINS, 2020), a fim de apreender como o som e a escuta constroem pontes entre as pessoas e seus entornos, negociando história, memória, identidade cultural e senso de pertencimento. As performances de protestos investigadas neste trabalho têm como base narrativas audiovisuais mediadas pelas redes sociais e vivências próprias, de forma a tensionar a problemática da presença.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62096
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Comunicação

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