Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62096

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSOARES, Thiago-
dc.contributor.authorCAMPOS, Heloise Barreiro-
dc.date.accessioned2025-04-02T19:44:02Z-
dc.date.available2025-04-02T19:44:02Z-
dc.date.issued2024-08-16-
dc.identifier.citationCAMPOS, Heloise Barreiro. Carnaval como agência política em protestos brasileiros: por uma virada sônica nos Estudos de Performance. 2024. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62096-
dc.description.abstractNa história do Brasil, o Carnaval está impresso como um aguçador de tensões (SIMAS, 2019), produzindo um ambiente festivo de disputas que é palco para protestos desde sua origem. Assim, este estudo investiga o potencial conceitual do carnaval como agente mobilizador das políticas nas ruas e questiona o uso do conceito essencialmente como prática cidadã. A maioria das investigações que articulam carnaval e protesto são fundamentadas em conhecimentos arquivais, como vídeos, fotos, reportagens; de forma a privilegiar uma análise discursiva dos registros visuais. Dessa forma, promove-se uma guinada sonora-festiva de ordem performática nos estudos comunicacionais dos protestos brasileiros, partindo uma metodologia transversal que tem como eixo principal estudos do som (BIELETTO-BUENO, 2019; LABELLE, 2020) e performance (TAYLOR, 2013; MARTINS, 2020), a fim de apreender como o som e a escuta constroem pontes entre as pessoas e seus entornos, negociando história, memória, identidade cultural e senso de pertencimento. As performances de protestos investigadas neste trabalho têm como base narrativas audiovisuais mediadas pelas redes sociais e vivências próprias, de forma a tensionar a problemática da presença.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCarnavalpt_BR
dc.subjectEstudos de Performancept_BR
dc.subjectSompt_BR
dc.subjectProtestopt_BR
dc.titleCarnaval como agência política em protestos brasileiros : por uma virada sônica nos Estudos de Performancept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8404228786481624pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxIn Brazil's history, Carnival is imprinted as a sharpener of tensions (SIMAS, 2019), producing a festive environment of disputes that has been the stage for protests since its origin. Thus, this study investigates the conceptual potential of carnival as a political agent in the city and questions the use of the concept essentially as a civic practice. Most of the investigations that articulate Carnival and protest are based on archival knowledge, such as videos, photos, reports; in order to privilege a discursive analysis of the visual registers. Therefore, the objective of this study is to promote a performative sonic turn in the communicational studies of Brazilian political manifestations, starting from a transversal methodology that has as its center studies of sound (BIELETTO-BUENO, 2019; LABELLE, 2020) and performance (TAYLOR, 2013; MARTINS, 2020), in order to understand how sound and listening build connections between people and their surroundings, negotiating history, memory, cultural identity and sense of belonging. The protest performances investigated in this work are based on audiovisual narratives mediated by social networks and personal experiences, in order to tension the issue of presence.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Comunicação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Heloise Barreiro Campos.pdf3,76 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons