Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62085

Comparte esta pagina

Título : Tecnologia assistiva para o ensino de geografia : a técnica de audiodescrição e a apropriação de signos imagéticos
Autor : CARNEIRO, Allyson Wesley Gonçalves
Palabras clave : Inclusão; Pessoa com deficiência visual; Ensino de Geografia; Acessibilidade; Tecnologia assistiva; Audiodescrição
Fecha de publicación : 5-jul-2024
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : CARNEIRO, Allyson Wesley Gonçalves. Tecnologia assistiva para o ensino de geografia: a técnica de audiodescrição e a apropriação de signos imagéticos. 2024. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : A essência deste trabalho é buscar compreender com objetividade sobre os sistemas que promovem inclusão através da educação, mais especificamente para compreensão da técnica, tecnologia e recursos assistivos através da Audiodescrição. Para esse fim, o conteúdo que terá maior destaque será a inclusão através de recursos pedagógicos por meio de imagens, essa ação impulsiona o movimento que contribui para apropriação de conhecimento dos indivíduos envolvidos. Esse estudo tem como objetivo reconhecer a importância dos procedimentos adotados para desenvolver maior significação para pessoas com deficiência que buscam espaços de ensino. Conquanto, a abordagem utilizada nessa pesquisa para alcance desse objetivo se dará através do ensino de Geografia. Essa disciplina, no que diz respeito a compreensão de imagens, é muito importante, pois, sua contribuição para auxiliar na compreensão da realidade é essencial para os indivíduos em formação. A proposta dessa pesquisa é destacar a importância da tecnologia assistiva através de procedimentos pedagógicos que contribuam para maior apropriação de imagens por pessoas com deficiência visual. Dessa maneira, entende-se que a inclusão por meio de recursos assistivos necessita de maior destaque nas escolas. Para melhoria desse cenário, esse trabalho destaca a inclusão de técnicas de ensino de Geografia por meio de tecnologia assistiva, de maneira lúdica e prática, e que podem contribuir para a formação de professores que trabalham na educação básica, entendendo que esses agentes são os facilitadores e peça fundamental para a ampliação do movimento inclusivo.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62085
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Geografia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Allyson Wesley Gonçalves Carneiro.pdf2,18 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons