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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62085

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Título: Tecnologia assistiva para o ensino de geografia : a técnica de audiodescrição e a apropriação de signos imagéticos
Autor(es): CARNEIRO, Allyson Wesley Gonçalves
Palavras-chave: Inclusão; Pessoa com deficiência visual; Ensino de Geografia; Acessibilidade; Tecnologia assistiva; Audiodescrição
Data do documento: 5-Jul-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: CARNEIRO, Allyson Wesley Gonçalves. Tecnologia assistiva para o ensino de geografia: a técnica de audiodescrição e a apropriação de signos imagéticos. 2024. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A essência deste trabalho é buscar compreender com objetividade sobre os sistemas que promovem inclusão através da educação, mais especificamente para compreensão da técnica, tecnologia e recursos assistivos através da Audiodescrição. Para esse fim, o conteúdo que terá maior destaque será a inclusão através de recursos pedagógicos por meio de imagens, essa ação impulsiona o movimento que contribui para apropriação de conhecimento dos indivíduos envolvidos. Esse estudo tem como objetivo reconhecer a importância dos procedimentos adotados para desenvolver maior significação para pessoas com deficiência que buscam espaços de ensino. Conquanto, a abordagem utilizada nessa pesquisa para alcance desse objetivo se dará através do ensino de Geografia. Essa disciplina, no que diz respeito a compreensão de imagens, é muito importante, pois, sua contribuição para auxiliar na compreensão da realidade é essencial para os indivíduos em formação. A proposta dessa pesquisa é destacar a importância da tecnologia assistiva através de procedimentos pedagógicos que contribuam para maior apropriação de imagens por pessoas com deficiência visual. Dessa maneira, entende-se que a inclusão por meio de recursos assistivos necessita de maior destaque nas escolas. Para melhoria desse cenário, esse trabalho destaca a inclusão de técnicas de ensino de Geografia por meio de tecnologia assistiva, de maneira lúdica e prática, e que podem contribuir para a formação de professores que trabalham na educação básica, entendendo que esses agentes são os facilitadores e peça fundamental para a ampliação do movimento inclusivo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62085
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Geografia

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