Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62085
Compartilhe esta página
Título: | Tecnologia assistiva para o ensino de geografia : a técnica de audiodescrição e a apropriação de signos imagéticos |
Autor(es): | CARNEIRO, Allyson Wesley Gonçalves |
Palavras-chave: | Inclusão; Pessoa com deficiência visual; Ensino de Geografia; Acessibilidade; Tecnologia assistiva; Audiodescrição |
Data do documento: | 5-Jul-2024 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | CARNEIRO, Allyson Wesley Gonçalves. Tecnologia assistiva para o ensino de geografia: a técnica de audiodescrição e a apropriação de signos imagéticos. 2024. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | A essência deste trabalho é buscar compreender com objetividade sobre os sistemas que promovem inclusão através da educação, mais especificamente para compreensão da técnica, tecnologia e recursos assistivos através da Audiodescrição. Para esse fim, o conteúdo que terá maior destaque será a inclusão através de recursos pedagógicos por meio de imagens, essa ação impulsiona o movimento que contribui para apropriação de conhecimento dos indivíduos envolvidos. Esse estudo tem como objetivo reconhecer a importância dos procedimentos adotados para desenvolver maior significação para pessoas com deficiência que buscam espaços de ensino. Conquanto, a abordagem utilizada nessa pesquisa para alcance desse objetivo se dará através do ensino de Geografia. Essa disciplina, no que diz respeito a compreensão de imagens, é muito importante, pois, sua contribuição para auxiliar na compreensão da realidade é essencial para os indivíduos em formação. A proposta dessa pesquisa é destacar a importância da tecnologia assistiva através de procedimentos pedagógicos que contribuam para maior apropriação de imagens por pessoas com deficiência visual. Dessa maneira, entende-se que a inclusão por meio de recursos assistivos necessita de maior destaque nas escolas. Para melhoria desse cenário, esse trabalho destaca a inclusão de técnicas de ensino de Geografia por meio de tecnologia assistiva, de maneira lúdica e prática, e que podem contribuir para a formação de professores que trabalham na educação básica, entendendo que esses agentes são os facilitadores e peça fundamental para a ampliação do movimento inclusivo. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62085 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Geografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Allyson Wesley Gonçalves Carneiro.pdf | 2,18 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons