Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62068

Compartilhe esta página

Título: Da (in)constitucionalidade da Emenda 96/2017 em face da vedação às práticas que submetam os animais à crueldade na Constituição da República Federativa do Brasil
Autor(es): LIMA JÚNIOR, Sérgio Luiz Bezerra de
Palavras-chave: Direitos Fundamentais; Hermenêutica Constitucional; Controle de Constitucionalidade; Direito Animal
Data do documento: 13-Mai-2022
Citação: LIMA JÚNIOR, Sérgio Luiz Bezerra de. Da (in)constitucionalidade da emenda 96/2017 em face da vedação às práticas que submetam os animais à crueldade na Constituição da República Federativa do Brasil. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Direito) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Este trabalho discute a constitucionalidade ou não da Emenda à Constituição nº 96/17. A Constituição Federal de 1988 estabelece no art. 225, §7°, que: “não se consideram cruéis as práticas desportivas que utilizem animais, desde que sejam manifestações culturais” após serem “registradas como bem de natureza imaterial integrante do patrimônio cultural brasileiro”. No trabalho, são expostos os pontos centrais em relação aos direitos fundamentais na CRFB/88. São, também, desenvolvidos os conceitos concernentes ao controle de constitucionalidade no direito brasileiro, acompanhado de menções à jurisprudência atinente à questão central deste trabalho. Ainda, no desenvolvimento do raciocínio empreendido, são abordados o efeito backlash (ativismo congressual) e o tratamento dado aos animais pelo direito brasileiro. Ao final, é alcançada a avaliação concreta a respeito da constitucionalidade ou não EC nº 96/17 e realizada reflexão sobre a crueldade contra os animais no seio da civilização moderna.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62068
Aparece nas coleções:(CCJ) - TCC - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Sérgio Luiz Bezerra de Lima Júnior.pdf334,33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons