Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62064
Share on
Title: | Leitura na sala de aula: a literatura nos/para os anos finais do ensino fundamental e a formação literária na BNCC |
Authors: | Silva, Antônio Vítor Santos da |
Keywords: | BNCC; Educação fundamental; Ensino de literatura; Letramento literário |
Issue Date: | 22-Oct-2024 |
Citation: | Silva, Antônio Vítor Santos da. Leitura na sala de aula: a literatura nos/para os anos finais do ensino fundamental e a formação literária na BNCC. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Letras-Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | O presente trabalho investiga o ensino de literatura nos anos finais do Ensino Fundamental, com foco na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e suas orientações. Partindo de uma revisão bibliográfica (Eagleton, 2019; Jakobson, 2010; Derrida, 1992) e de uma análise documental, discute-se a relação entre literatura e letramento literário (Cosson, 2006), explorando como a leitura de textos literários pode contribuir para a formação de leitores. A pesquisa aborda o potencial da literatura juvenil como ferramenta de letramento, considerando tanto as tradições impressas quanto as inovações digitais, e propõe práticas pedagógicas baseadas na sequência expandida de Cosson (2006), adaptada para essa etapa de ensino. Também são discutidos os desafios enfrentados pelos educadores na implementação dessas práticas, especialmente em contextos escolares que priorizam abordagens pragmáticas. Esta pesquisa visa destacar a importância de integrar o prazer estético da leitura com o desenvolvimento de competências leitoras, promovendo uma formação mais ampla e significativa dos alunos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62064 |
Appears in Collections: | (TCC) - Letras - Português |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC - Antônio Vítor Santos da Silva.pdf | 401,75 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License