Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62064
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Vasconcelos, Raíra Costa Maia de | - |
dc.contributor.author | Silva, Antônio Vítor Santos da | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-01T17:15:35Z | - |
dc.date.available | 2025-04-01T17:15:35Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-22 | - |
dc.date.submitted | 2025-04-01 | - |
dc.identifier.citation | Silva, Antônio Vítor Santos da. Leitura na sala de aula: a literatura nos/para os anos finais do ensino fundamental e a formação literária na BNCC. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Letras-Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62064 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho investiga o ensino de literatura nos anos finais do Ensino Fundamental, com foco na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e suas orientações. Partindo de uma revisão bibliográfica (Eagleton, 2019; Jakobson, 2010; Derrida, 1992) e de uma análise documental, discute-se a relação entre literatura e letramento literário (Cosson, 2006), explorando como a leitura de textos literários pode contribuir para a formação de leitores. A pesquisa aborda o potencial da literatura juvenil como ferramenta de letramento, considerando tanto as tradições impressas quanto as inovações digitais, e propõe práticas pedagógicas baseadas na sequência expandida de Cosson (2006), adaptada para essa etapa de ensino. Também são discutidos os desafios enfrentados pelos educadores na implementação dessas práticas, especialmente em contextos escolares que priorizam abordagens pragmáticas. Esta pesquisa visa destacar a importância de integrar o prazer estético da leitura com o desenvolvimento de competências leitoras, promovendo uma formação mais ampla e significativa dos alunos. | pt_BR |
dc.format.extent | 50 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | BNCC | pt_BR |
dc.subject | Educação fundamental | pt_BR |
dc.subject | Ensino de literatura | pt_BR |
dc.subject | Letramento literário | pt_BR |
dc.title | Leitura na sala de aula: a literatura nos/para os anos finais do ensino fundamental e a formação literária na BNCC | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/6899229408034341 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1209538703147242 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study investigates the teaching of literature in the final years of elementary education, focusing on the Brazilian National Common Core Curriculum (BNCC) and its guidelines. Based on a bibliographic review (Eagleton, 2019; Jakobson, 2010; Derrida, 1992) and a documental analysis, it discusses the relationship between literature and literary literacy (Cosson, 2006), exploring how reading literary texts can contribute to the formation of readers. The research examines the potential of juvenile literature as a literacy tool, considering both printed traditions and digital innovations, and proposes pedagogical practices based on Cosson’s “expanded sequence” (2006). It also addresses the challenges educators face in implementing these practices, particularly in school contexts that prioritize pragmatic approaches. This study aims to highlight the importance of integrating the aesthetic pleasure of reading with the development of reading skills, fostering a broader and more meaningful formation of students. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes::Letras | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Letras - Português |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Antônio Vítor Santos da Silva.pdf | 401,75 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons