Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62064

Compartilhe esta página

Título: Leitura na sala de aula: a literatura nos/para os anos finais do ensino fundamental e a formação literária na BNCC
Autor(es): Silva, Antônio Vítor Santos da
Palavras-chave: BNCC; Educação fundamental; Ensino de literatura; Letramento literário
Data do documento: 22-Out-2024
Citação: Silva, Antônio Vítor Santos da. Leitura na sala de aula: a literatura nos/para os anos finais do ensino fundamental e a formação literária na BNCC. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Letras-Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O presente trabalho investiga o ensino de literatura nos anos finais do Ensino Fundamental, com foco na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e suas orientações. Partindo de uma revisão bibliográfica (Eagleton, 2019; Jakobson, 2010; Derrida, 1992) e de uma análise documental, discute-se a relação entre literatura e letramento literário (Cosson, 2006), explorando como a leitura de textos literários pode contribuir para a formação de leitores. A pesquisa aborda o potencial da literatura juvenil como ferramenta de letramento, considerando tanto as tradições impressas quanto as inovações digitais, e propõe práticas pedagógicas baseadas na sequência expandida de Cosson (2006), adaptada para essa etapa de ensino. Também são discutidos os desafios enfrentados pelos educadores na implementação dessas práticas, especialmente em contextos escolares que priorizam abordagens pragmáticas. Esta pesquisa visa destacar a importância de integrar o prazer estético da leitura com o desenvolvimento de competências leitoras, promovendo uma formação mais ampla e significativa dos alunos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62064
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Antônio Vítor Santos da Silva.pdf401,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons