Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62020

Comparte esta pagina

Título : Desenvolvimento e validação de uma cartilha educacional sobre vacinação para gestantes
Autor : ARAUJO, Manoella Mirella da Silva Vieira
Palabras clave : Vacinação; Gravidez; Educação em saúde; Estudo de validação; Enfermagem
Fecha de publicación : 27-dic-2024
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : ARAÚJO, Manoella Mirella da Silva Vieira. Desenvolvimento e validação de uma cartilha educacional sobre vacinação para gestantes. 2024. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : Introdução: a vacinação é uma aliada para reduzir as infecções e consequentemente a morbimortalidade por doenças preveníveis na gestação. Além disso, reduz a taxa de hospitalização, proporcionando melhores desfechos obstétricos e neonatais. Entretanto, enfrenta-se atualmente o fenômeno conhecido como “hesitação vacinal”, fenômeno que é considerado uma ameaça à saúde global, pois é complexo e multifatorial e pode acarretar em malefícios para a população. Vale destacar a necessidade de intervenções de educação em saúde, mediada por variados tipos de tecnologias, como as cartilhas educacionais, para que haja aumento no conhecimento das pessoas sobre a vacinação na gestação. O profissional de enfermagem desempenha papel relevante nesse cenário. Objetivo: analisar o desenvolvimento e validação de uma cartilha educacional para gestantes sobre vacinação na gravidez. Método: estudo metodológico desenvolvido em três etapas: desenvolvimento da cartilha educacional sobre vacinação na gravidez; validação do conteúdo e da aparência com juízes; avaliação semântica com o público-alvo. Para o desenvolvimento da cartilha educacional, foi utilizado um modelo processual que enumera três aspectos a serem considerados, que são: linguagem, layout e ilustração. Para a validação do conteúdo e da aparência por juízes expertises, foi utilizado o Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde (IVCES) e o Instrumento de Validação de Aparência de Tecnologia Educacional em Saúde (IVATES), com a coleta de dados sendo realizada em agosto e setembro de 2024. Para a avaliação da semântica com a população alvo, foi utilizado o Suitability Assessment of Materials (SAM) e a coleta de dados ocorreu em novembro de 2024. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde, da Universidade Federal de Pernambuco, sob parecer no 6.980.926. Resultados: para a construção da cartilha houve o auxílio de um profissional ilustrador e foi realizada ampla revisão bibliográfica, abordando as cinco vacinas recomendadas pelo Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde para gestantes: Influenza, Covid-19, dT/dTpa e Hepatite B. Participaram da etapa de validação de conteúdo e aparência 13 enfermeiros, com IVC foi de 0,99 e IVA 1,00. Quatorze gestantes participaram da terceira etapa, a de avaliação semântica, que obteve ICS de 0,97. Conclusão: foi desenvolvido um material seguro e confiável para ser utilizado em ações de educação em saúde sobre vacinação para gestantes. A cartilha foi validada por juízes e avaliada por gestantes. Recomenda-se a realização de um estudo de intervenção que avalie a efetividade da tecnologia educacional sobre o comportamento de hesitação vacinal de gestantes.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62020
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Enfermagem

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Manoella Mirella da Silva Vieira Araujo.pdf20,54 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons