Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62020
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | OLIVEIRA, Sheyla Costa de | - |
dc.contributor.author | ARAUJO, Manoella Mirella da Silva Vieira | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-27T19:34:33Z | - |
dc.date.available | 2025-03-27T19:34:33Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-27 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Manoella Mirella da Silva Vieira. Desenvolvimento e validação de uma cartilha educacional sobre vacinação para gestantes. 2024. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62020 | - |
dc.description.abstract | Introdução: a vacinação é uma aliada para reduzir as infecções e consequentemente a morbimortalidade por doenças preveníveis na gestação. Além disso, reduz a taxa de hospitalização, proporcionando melhores desfechos obstétricos e neonatais. Entretanto, enfrenta-se atualmente o fenômeno conhecido como “hesitação vacinal”, fenômeno que é considerado uma ameaça à saúde global, pois é complexo e multifatorial e pode acarretar em malefícios para a população. Vale destacar a necessidade de intervenções de educação em saúde, mediada por variados tipos de tecnologias, como as cartilhas educacionais, para que haja aumento no conhecimento das pessoas sobre a vacinação na gestação. O profissional de enfermagem desempenha papel relevante nesse cenário. Objetivo: analisar o desenvolvimento e validação de uma cartilha educacional para gestantes sobre vacinação na gravidez. Método: estudo metodológico desenvolvido em três etapas: desenvolvimento da cartilha educacional sobre vacinação na gravidez; validação do conteúdo e da aparência com juízes; avaliação semântica com o público-alvo. Para o desenvolvimento da cartilha educacional, foi utilizado um modelo processual que enumera três aspectos a serem considerados, que são: linguagem, layout e ilustração. Para a validação do conteúdo e da aparência por juízes expertises, foi utilizado o Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde (IVCES) e o Instrumento de Validação de Aparência de Tecnologia Educacional em Saúde (IVATES), com a coleta de dados sendo realizada em agosto e setembro de 2024. Para a avaliação da semântica com a população alvo, foi utilizado o Suitability Assessment of Materials (SAM) e a coleta de dados ocorreu em novembro de 2024. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde, da Universidade Federal de Pernambuco, sob parecer no 6.980.926. Resultados: para a construção da cartilha houve o auxílio de um profissional ilustrador e foi realizada ampla revisão bibliográfica, abordando as cinco vacinas recomendadas pelo Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde para gestantes: Influenza, Covid-19, dT/dTpa e Hepatite B. Participaram da etapa de validação de conteúdo e aparência 13 enfermeiros, com IVC foi de 0,99 e IVA 1,00. Quatorze gestantes participaram da terceira etapa, a de avaliação semântica, que obteve ICS de 0,97. Conclusão: foi desenvolvido um material seguro e confiável para ser utilizado em ações de educação em saúde sobre vacinação para gestantes. A cartilha foi validada por juízes e avaliada por gestantes. Recomenda-se a realização de um estudo de intervenção que avalie a efetividade da tecnologia educacional sobre o comportamento de hesitação vacinal de gestantes. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Vacinação | pt_BR |
dc.subject | Gravidez | pt_BR |
dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject | Estudo de validação | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento e validação de uma cartilha educacional sobre vacinação para gestantes | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0327679159090978 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6978854882954692 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Enfermagem | pt_BR |
dc.description.abstractx | Introduction: vaccination is an ally in reducing infections and consequently morbidity and mortality due to preventable diseases during pregnancy. It also reduces the hospitalization rate, providing better obstetric and neonatal outcomes. However, we are currently facing the phenomenon known as “vaccine hesitancy.” This phenomenon is considered a threat to global health, as it is complex and multifactorial and can cause harm to the population. It is worth highlighting the need for health education interventions mediated by various types of technologies, such as educational booklets, so that people's knowledge about vaccination during pregnancy can increase. Nursing professionals play a relevant role in this scenario. Objective: to analyze the development and validation of an educational booklet for pregnant women about vaccination during pregnancy. Method: methodological study developed in three stages: development of the educational booklet on vaccination during pregnancy; validation of content and appearance with judges; semantic evaluation with the target audience. For the development of the educational booklet, a procedural model was used that lists three aspects to be considered, which are: language, layout and illustration. For the validation of content and appearance by expert judges, the Instrument for Validation of Educational Content in Health (IVCES) and the Instrument for Validation of Appearance of Educational Technology in Health (IVATES) were used, with data collection being carried out in August and September 2024. For the evaluation of semantics with the target population, the Suitability Assessment of Materials (SAM) was used and data collection took place in November 2024. The study was approved by the Research Ethics Committee of the Center for Health Sciences, Federal University of Pernambuco, under opinion No. 6.980.926. Results: a comprehensive literature review was conducted to develop the booklet, covering the five vaccines recommended by the National Immunization Program of the Ministry of Health for pregnant women: Influenza, Covid-19, dT/dTpa, and Hepatitis B; and the assistance of a professional illustrator was provided. Thirteen nurses participated in the content and appearance validation stage, and the CVI was 0.99 and VAT was 1.00. Fourteen pregnant women participated in the third stage, semantic evaluation, which obtained a CVI of 0.97. Conclusion: a safe and reliable material was developed to be used in health education actions on vaccination for pregnant women. The booklet was validated by judges and evaluated by pregnant women. It is recommended that an intervention study be conducted to evaluate the effectiveness of educational technology on the vaccine hesitancy behavior of pregnant women. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Enfermagem |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Manoella Mirella da Silva Vieira Araujo.pdf | 20,54 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons