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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62020
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Título: | Desenvolvimento e validação de uma cartilha educacional sobre vacinação para gestantes |
Autor(es): | ARAUJO, Manoella Mirella da Silva Vieira |
Palavras-chave: | Vacinação; Gravidez; Educação em saúde; Estudo de validação; Enfermagem |
Data do documento: | 27-Dez-2024 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | ARAÚJO, Manoella Mirella da Silva Vieira. Desenvolvimento e validação de uma cartilha educacional sobre vacinação para gestantes. 2024. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Introdução: a vacinação é uma aliada para reduzir as infecções e consequentemente a morbimortalidade por doenças preveníveis na gestação. Além disso, reduz a taxa de hospitalização, proporcionando melhores desfechos obstétricos e neonatais. Entretanto, enfrenta-se atualmente o fenômeno conhecido como “hesitação vacinal”, fenômeno que é considerado uma ameaça à saúde global, pois é complexo e multifatorial e pode acarretar em malefícios para a população. Vale destacar a necessidade de intervenções de educação em saúde, mediada por variados tipos de tecnologias, como as cartilhas educacionais, para que haja aumento no conhecimento das pessoas sobre a vacinação na gestação. O profissional de enfermagem desempenha papel relevante nesse cenário. Objetivo: analisar o desenvolvimento e validação de uma cartilha educacional para gestantes sobre vacinação na gravidez. Método: estudo metodológico desenvolvido em três etapas: desenvolvimento da cartilha educacional sobre vacinação na gravidez; validação do conteúdo e da aparência com juízes; avaliação semântica com o público-alvo. Para o desenvolvimento da cartilha educacional, foi utilizado um modelo processual que enumera três aspectos a serem considerados, que são: linguagem, layout e ilustração. Para a validação do conteúdo e da aparência por juízes expertises, foi utilizado o Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde (IVCES) e o Instrumento de Validação de Aparência de Tecnologia Educacional em Saúde (IVATES), com a coleta de dados sendo realizada em agosto e setembro de 2024. Para a avaliação da semântica com a população alvo, foi utilizado o Suitability Assessment of Materials (SAM) e a coleta de dados ocorreu em novembro de 2024. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde, da Universidade Federal de Pernambuco, sob parecer no 6.980.926. Resultados: para a construção da cartilha houve o auxílio de um profissional ilustrador e foi realizada ampla revisão bibliográfica, abordando as cinco vacinas recomendadas pelo Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde para gestantes: Influenza, Covid-19, dT/dTpa e Hepatite B. Participaram da etapa de validação de conteúdo e aparência 13 enfermeiros, com IVC foi de 0,99 e IVA 1,00. Quatorze gestantes participaram da terceira etapa, a de avaliação semântica, que obteve ICS de 0,97. Conclusão: foi desenvolvido um material seguro e confiável para ser utilizado em ações de educação em saúde sobre vacinação para gestantes. A cartilha foi validada por juízes e avaliada por gestantes. Recomenda-se a realização de um estudo de intervenção que avalie a efetividade da tecnologia educacional sobre o comportamento de hesitação vacinal de gestantes. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62020 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Enfermagem |
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