Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61999

Compartilhe esta página

Título: LITERATURA E INCLUSÃO: uma proposta didática para a inserção literária de alunos surdos em contexto bilíngue
Autor(es): CAVALCANTI, Caio Guedes da Silva
Palavras-chave: Literatura; Surdez; Inclusão
Data do documento: 3-Out-2023
Citação: CAVALCANTI, Caio. LITERATURA E INCLUSÃO: uma proposta didática para a inserção literária de alunos surdos em contexto bilíngue. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso: Licenciatura em Letras Português - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Este artigo faz uma breve historiografia crítica sobre o ensino da literatura no contexto brasileiro e sobre o ensino para surdos no Brasil e no mundo, buscando entender como foi construído o atual cenário de educação para surdos no país. A partir dessa revisão histórica, e utilizando o conceito de “sequência didática expandida” proposto por Rildo Cosson, pretendeu-se criar uma sequência didática para uma turma ideal bilíngue, com indivíduos surdos e ouvintes, de Terceiro Ano de Ensino Médio, empregando o assunto do Modernismo Brasileiro, com ênfase na obra “Gabriela, Cravo e Canela” do autor Jorge Amado. Garantimos, na sequência didática proposta, a inclusão dos alunos com surdez e nos certificamos que os assuntos abordados estivessem acessibilizados, sempre reafirmando a importância do professor e do intérprete nessa conjuntura e a importância de valorizar e respeitar a cultura e a vivência do estudante surdo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61999
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Caio Guedes da Silva Cavalcanti.pdf339,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons