Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61999

Comparte esta pagina

Título : LITERATURA E INCLUSÃO: uma proposta didática para a inserção literária de alunos surdos em contexto bilíngue
Autor : CAVALCANTI, Caio Guedes da Silva
Palabras clave : Literatura; Surdez; Inclusão
Fecha de publicación : 3-oct-2023
Citación : CAVALCANTI, Caio. LITERATURA E INCLUSÃO: uma proposta didática para a inserção literária de alunos surdos em contexto bilíngue. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso: Licenciatura em Letras Português - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : Este artigo faz uma breve historiografia crítica sobre o ensino da literatura no contexto brasileiro e sobre o ensino para surdos no Brasil e no mundo, buscando entender como foi construído o atual cenário de educação para surdos no país. A partir dessa revisão histórica, e utilizando o conceito de “sequência didática expandida” proposto por Rildo Cosson, pretendeu-se criar uma sequência didática para uma turma ideal bilíngue, com indivíduos surdos e ouvintes, de Terceiro Ano de Ensino Médio, empregando o assunto do Modernismo Brasileiro, com ênfase na obra “Gabriela, Cravo e Canela” do autor Jorge Amado. Garantimos, na sequência didática proposta, a inclusão dos alunos com surdez e nos certificamos que os assuntos abordados estivessem acessibilizados, sempre reafirmando a importância do professor e do intérprete nessa conjuntura e a importância de valorizar e respeitar a cultura e a vivência do estudante surdo.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61999
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras - Português

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - Caio Guedes da Silva Cavalcanti.pdf339,46 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons