Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61890

Compartilhe esta página

Título: Plastificar para desplastificar: resolução de um sistema democrático para a confecção de modelos didáticos feitos a partir de polietileno de alta densidade reciclado
Autor(es): MANRIQUE, Mario Ruiz
Palavras-chave: Modelos didáticos e sustentabilidade; Mode paramétrica; Moldes de injeção
Data do documento: 24-Jul-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MANRIQUE, Mario Ruiz. Plastificar para desplastificar: resolução de um sistema democrático para a confecção de modelos didáticos feitos a partir de polietileno de alta densidade reciclado. 2024. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Atualmente a indústria está encarregada de reciclar a maior parte dos produtos plásticos. A população inicia sua caminhada nesta área com o auxílio de Organizações Não Governamentais (ONGs) e as instituições de ensino começam a dar a sua parcela de colaboração. Neste sentido, o presente trabalho se propôs a produzir moldes confeccionados com Manufatura Aditiva para injeção de termoplásticos reciclados, mais precisamente Polietileno de Alta Densidade reciclado. A pesquisa desenvolvida no projeto é de cunho qualitativo exploratória, apoiada nos Métodos Dedutivo e Prisma, este último é uma Revisão Bibliográfica Sistemática que consiste em fornecer um referencial, no caminho a ser percorrido, com base na análise de dados. Assim, o projeto de pesquisa desenvolveu dois experimentos paralelos, com duas máquinas de injeção distintas e com a finalidade de obter dados que pudessem ser comparados. Um dos testes foi realizado com alunos do curso de Expressão Gráfica da Universidade Federal de Pernambuco que puderam experimentar pessoalmente a ferramenta proposta, como método diferenciado, para produzir material didático, instrumentalizando-a e ampliando seu leque de possibilidades para tal produção. Na verdade, utilizar moldes impressos não é algo novo, assim como a ideia por trás disso também não, incluindo o foco que está na redução dos custos de produção de pequenas tiragens de produtos. Por outro lado, acrescentar um sistema de arrefecimento que melhore o funcionamento destes moldes, construí-los de maneira paramétrica e de modo que consigam ser utilizados como ferramentas que ajudem os professores, no seu dia a dia, a produzir materiais didáticos reciclados, sem dúvidas é algo que agregará valor ao sistema de educação. Para tanto o presente projeto se propõe a encontrar o material (ou materiais) que melhor se adaptem à construção de moldes impressos com tecnologia 3D, para injetar PEAD reciclado e produzir a quantidade suficiente de modelos didáticos para que o professor faça uso destes em suas disciplinas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61890
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Mario Ruiz Manrique.pdf130,92 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons