Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61890

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMARTINS, Pedro Aléssio-
dc.contributor.authorMANRIQUE, Mario Ruiz-
dc.date.accessioned2025-03-19T20:38:07Z-
dc.date.available2025-03-19T20:38:07Z-
dc.date.issued2024-07-24-
dc.identifier.citationMANRIQUE, Mario Ruiz. Plastificar para desplastificar: resolução de um sistema democrático para a confecção de modelos didáticos feitos a partir de polietileno de alta densidade reciclado. 2024. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61890-
dc.description.abstractAtualmente a indústria está encarregada de reciclar a maior parte dos produtos plásticos. A população inicia sua caminhada nesta área com o auxílio de Organizações Não Governamentais (ONGs) e as instituições de ensino começam a dar a sua parcela de colaboração. Neste sentido, o presente trabalho se propôs a produzir moldes confeccionados com Manufatura Aditiva para injeção de termoplásticos reciclados, mais precisamente Polietileno de Alta Densidade reciclado. A pesquisa desenvolvida no projeto é de cunho qualitativo exploratória, apoiada nos Métodos Dedutivo e Prisma, este último é uma Revisão Bibliográfica Sistemática que consiste em fornecer um referencial, no caminho a ser percorrido, com base na análise de dados. Assim, o projeto de pesquisa desenvolveu dois experimentos paralelos, com duas máquinas de injeção distintas e com a finalidade de obter dados que pudessem ser comparados. Um dos testes foi realizado com alunos do curso de Expressão Gráfica da Universidade Federal de Pernambuco que puderam experimentar pessoalmente a ferramenta proposta, como método diferenciado, para produzir material didático, instrumentalizando-a e ampliando seu leque de possibilidades para tal produção. Na verdade, utilizar moldes impressos não é algo novo, assim como a ideia por trás disso também não, incluindo o foco que está na redução dos custos de produção de pequenas tiragens de produtos. Por outro lado, acrescentar um sistema de arrefecimento que melhore o funcionamento destes moldes, construí-los de maneira paramétrica e de modo que consigam ser utilizados como ferramentas que ajudem os professores, no seu dia a dia, a produzir materiais didáticos reciclados, sem dúvidas é algo que agregará valor ao sistema de educação. Para tanto o presente projeto se propõe a encontrar o material (ou materiais) que melhor se adaptem à construção de moldes impressos com tecnologia 3D, para injetar PEAD reciclado e produzir a quantidade suficiente de modelos didáticos para que o professor faça uso destes em suas disciplinas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectModelos didáticos e sustentabilidadept_BR
dc.subjectMode paramétricapt_BR
dc.subjectMoldes de injeçãopt_BR
dc.titlePlastificar para desplastificar: resolução de um sistema democrático para a confecção de modelos didáticos feitos a partir de polietileno de alta densidade recicladopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLAURENTINO, Auta Luciana-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2128983055707119pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1937294552043178 ID Lattes: 1937294552043178pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxCurrently, the industry is in charge of recycling most plastic products. The population begins its journey in this area with the help of Non-Governmental Organizations (NGOs) and educational institutions begin to give their share of collaboration. In this sense, the present work proposed to produce molds made with Additive Manufacturing for the injection of recycled thermoplastics, more precisely recycled High Density Polyethylene. The research developed in the project is of an exploratory qualitative nature, supported by the Deductive and Prism Methods, which is a Systematic Bibliographic Review that consists of providing a reference, on the path to be followed, based on data analysis. Thus, the research project developed two parallel experiments, with two different injection machines and with the purpose of obtaining data that could be compared. One of the tests was carried out with students of the Graphic Expression course at the Federal University of Pernambuco who were able to personally experience the proposed tool, as a differentiated method, to produce didactic material, instrumentalizing it and expanding its range of possibilities to create didactic material. In fact, using printed molds is not something new, nor is the idea behind it, including the focus on reducing the production costs of short runs of products. On the other hand, adding a cooling system that improves the functioning of these molds, building them in a parametric way and so that they can be used as tools that help teachers, in their daily lives, to produce recycled teaching materials, is undoubtedly something that will add value to the education system. To this end, the present project proposes to find the material (or materials) that best adapt to the construction of molds printed with 3D technology, to inject recycled HDPE and produce a sufficient amount of didactic models for the teacher to make use of them in their disciplines.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/3805752873099282pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Mario Ruiz Manrique.pdf130,92 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons